"A mais brasileira das cantoras", Elizeth Cardoso é homenageada pelo Google

Em seu 101º aniversário, a artista é relembrada como uma das maiores cantoras do Brasil

12:01 | Jul. 16, 2021

Google Doodle homenageia 101º aniversário de Elizeth Cardoso (foto: Reprodução / Google Doodle)

"A Divina". Foi assim que Elizeth Moreira Cardoso ficou conhecida. Considerada uma maiores intérpretes da música brasileira e uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos, a artista foi reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional durante sua carreira. Hoje, 16 de julho, o Google Doodle homenageia o 101º aniversário da artista.

Elizeth nasceu em 1920 na rua Ceará nº 5, no subúrbio de São Francisco Xavier, próximo ao Morro da Mangueira. De origem pobre, ela tinha o sonho de ser artista e o pai a levava para cantar pelos bairros da Zona Norte carioca, cobrando ingresso. A vida difícil da família fez com que ela abandonasse os estudos e começasse a trabalhar aos 10 anos de idade.

Leia também | Com Maria Rita e Emicida, Festival Sesc de Inverno começa na sexta, 16

Tudo mudou em seu aniversário de 16 anos. Durante a festa de comemoração, amigos músicos de seu pai e tio estavam presentes e insistiram para a jovem cantar. Jacob do Bandolim se impressionou e apresentou sua voz a cantores como Noel Rosa e Aracy de Almeida, com quem passou a se apresentar na década de 1940.

Na década seguinte, a cantora gravou seu primeiro grande sucesso "Canção de Amor". O álbum "Canção do Amor Demais", gravado em 1958, teve a participação de grandes compositores da música brasileira, como Vinícius de Moraes e Tom Jobim. O sucesso do disco o tornou símbolo do marco inicial da Bossa Nova e foi listado pela revista Rolling Stone Brasil como um dos 100 melhores álbuns brasileiros de todos os tempos.

Pixinguinha chamava a cantora de "a mais brasileira das cantoras brasileiras". Elizeth faleceu no dia 7 de maio de 1990, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer de estômago.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.