Tinder mostrará antecedentes criminais de usuários nos Estados Unidos

Função do app de relacionamentos permitirá restringir pessoas "ficha suja" na escolha de potenciais parceiros; novidade do Tinder ainda não está disponível publicamente

21:32 | Mar. 15, 2021

Aplicativo de relacionamentos Tinder permitirá conferir ficha corrida de pretendentes; não foi informado se função de checar antecedentes criminais será cobrada (foto: Divulgação)

O Tinder, aplicativo de relacionamentos, poderá em breve permitir filtrar potenciais parceiros de acordo com os antecedentes criminais, revelou a Match Group, empresa dona do aplicativo, nesta segunda-feira, 15.

LEIA TAMBÉM | O que conversar no Tinder? Conheça os diretores de cinema mais citados na plataforma

A novidade é fruto de uma parceria com a organização sem fins lucrativos Garbo, fundada para ajudar mulheres a descobrir se pretendentes têm passagem pela polícia. Com o acordo, a Garbo aplicará a tecnologia nos aplicativos do Match Group, começando pelo Tinder "ainda este ano", segundo o comunicado.

O objetivo da funcionalidade, de acordo com a empresa, é aumentar a segurança de usuários, especialmente "mulheres e grupos marginalizados". No entanto, pelo foco em evitar violências e abusos, nem todas as passagens pela Polícia serão monitoradas pelo aplicativo: prisões por posse de drogas e infrações de trânsito, por exemplo, não serão, consideradas, devido ao "impacto desproporcional" em critérios como raça e classe nestas condenações.

O serviço da Garbo não é gratuito, mas o site da empresa - que ainda não começou a operar comercialmente - não oferece preços, afirmando apenas que é um "serviço de baixo custo". Não foi informado se, para usuários do Tinder, haverá alguma cobrança pelo uso dos serviços, e, caso haja, se será por checagens individuais ou vinculado aos planos de assinatura que já existem no aplicativo.