Disney lança novo robô que respira e pisca como os humanos

A expectativa é de que a Disney utilize os robôs, em uma versão menos assustadora, em seus parques temáticos ou em algumas produções da companhia.

16:12 | Nov. 02, 2020

Por: Redação O POVO
Robô humanoide foi divulgado pela empresa. Em vídeo, é possível vê-lo interagindo com humanos e realizando movimentos realistas, como piscar e respirar (foto: Reprodução/Youtube)

A Disney Research, divisão de pesquisas da The Walt Disney Company, divulgou os trabalhos de um protótipo de robô realista e interativo. O androide é equipado com uma cabeça, olhos e boca, e peitoral com sensores de movimento. O estudo foi criado por engenheiros da Walt Disney Imagineering, em parceria com especialistas em robótica do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores do estudo, a arquitetura busca torná-lo o mais natural possível, "criando uma interação que demonstre a ilusão de vida". Para viabilizar o conteúdo, sensores e mecanismos capaz de imitar comportamentos e atenção de sistemas biológicos humanos foram instaurados em seu peitoral. Assim, ele consegue entender quando alguém está interagindo com ele, respondendo-o imediatamente e reagindo a estímulos, como um som a distância. 

LEIA TAMBÉM | Robôs, IA e muita criatividade humana: as tendências científicas para 2021

"É descrito um sistema completo que percebe pessoas no ambiente, identifica pessoas de interesse com base em ações salientes, seleciona um comportamento de olhar apropriado e executa movimentos de alta fidelidade para responder aos estímulos", pontuam os engenheiros sobre o robô, ainda sem nome oficial. "O resultado deste sistema é uma experiência de robô humano-interativo capaz de comportamentos de olhar semelhantes aos humanos."

Em vídeo divulgado pela Disney, é possível ver o androide interagindo com humanos e realizando movimentos como respirar, piscar e balançar a cabeça - tal qual nós humanos fazemos. A expectativa é de que a Disney utilize os robôs, em uma versão menos assustadora, em seus parques temáticos ou em algumas produções da companhia.