Cearenses criam App que ajuda na comunicação entre cidadão e Polícia
Através da ferramenta, os usuários poderão solicitar saber o número da viatura mais próximo da ocorrência de emergência

Na chamada era digital a comunicação entre cidadão e os órgãos de emergência em tempo real ficaram muito mais acessíveis. A prova disso está em um aplicativo para dispositivos móveis lançado pelos cearenses Renato Holanda, Rafael Araújo e Bianca Nunes no início deste mês, o 'Coop'. Através do novo App, os moradores de Fortaleza vão poder informar a polícia situações de risco por meio dos smartphones e solicitar a presença sem passar pela burocracia do telefone de emergência 190.
De acordo com o programador e desenvolvedor do Coop, Renato Holanda, a nova ferramenta é uma maneira de dar mais acessibilidade e rapidez no processo de emergência. "O objetivo principal do aplicativo é buscar o telefone do Ronda do Quarteirão de onde o usuário estiver. Ele foi desenvolvido para evitar a burocracia do 190 e tornar possível a comunicação com a viatura do Ronda em qualquer bairro em que o programa atenda", afirmou.
Focado exclusivamente na agilidade de comunicação entre o cidadão e a polícia, Renato ressalta a dependência mínima do aplicativo com a internet. "A princípio para usar ele precisa de internet. Mas estou desenvolvendo outras versões para que essa dependência fique cada vez menor. Em um mês e meio de funcionamento a ferramenta funciona perfeitamente com o mínimo de internet disponível e nenhum problema foi registrado", completou Renato.
Outro destaque ressaltado pelo desenvolvedor é a maneira de Funcionalidade. Através da localização via GPS do dispositivo, o servidor base do sistema identifica a solicitação e automaticamente envia ao número da viatura mais próxima para o usuário que está precisando. A nova ferramenta já está disponível para os sistmeas Android, IOS e Windows Phone.
Apesar da boa funcionalidade do dispositivo, Renato destaca que a ferramenta não possui qualquer envolvimento com o projeto Ronda do Quarteirão e nem com o Governo do Estado.
Ideia
Além de solicitação de segurança o aplicativo deve funcionar como uma agenda rápida e de fácil usabilidade. "Eu tive a ideia de criar após passar por algumas situações de necessidade. Ninguém quer ligar pro 190, eu já presenciei um acidente de moto e tive que passar mais de 10 minutos de informação para alguém mandar um resgate", disse o desenvolvedor.
Conforme Renato, a intenção do app é a de também funcionar como uma lista de telefones úteis. "Eu tive um momento que tinha mais de cinco números do ronda do quarteirão no meu celular. Então este aplicativo vai possibilitar que os usuários tenham uma lista telefônica com números do juizado especial, perícia, AMC, entre outros, de forma bastante acessível e rápida.
Redação O POVO Online