PUBLICIDADE
Notícias

Empresa de tecnologia investe em impressão 3D no Brasil

Essa é a nova realidade que a empresa de tecnologia Autodesk está investindo no Brasil e quer implantar em um curto período de tempo

20:45 | 03/09/2015
NULL
NULL

SÃO PAULO - Imagine você poder imprimir em 3D tudo (tudo mesmo) o que você quiser. De um simples capacete de bicicleta a uma complexa estrutura de maquete de uma casa. E ainda: esse cenário todo acontecendo dentro de seu quarto. Essa é a nova realidade que a empresa de tecnologia Autodesk está investindo no Brasil e quer implantar em um curto período de tempo. A proposta foi apresentada durante a 5ª edição do Autodesk University Brasil, que ocorreu nesta quinta-feira, 3, em São Paulo.

[SAIBAMAIS1]"Impressão 3D é o futuro. Hoje você vê muita coisa que compra na internet que daqui a alguns anos você vai comprar na internet, mas você não vai comprar o produto, vai comprar o projeto e imprimir em sua casa. Algumas coisas que já existem hoje na impressão 3D são quebras de paradigmas. Nós estamos num ponto que a tecnologia evoluiu tanto que coisas que a gente nem imaginava fazer cinco anos atrás, já uma realidade hoje. A impressão 3D vai ter um impacto muito forte sobre isso", disse Marcelo Landi, presidente da Autodesk no Brasil.

Para adaptar cada produto ao seu usuário, a personalização do objeto é um ponto chave na impressão 3D. "Fizemos uma bicicleta feita de madeira e totalmente personalizável. Utilizamos um software que possibilitava a pessoa dar o peso, altura e tamanho da bicicleta que queira, saia com desenho, frisava e usinava sua bicicleta. Nós fizemos próteses também. É uma das coisas mais interessantes e impactantes é essa possibilidade de fabricar próteses. Isso não é um sonho. Já fizemos com uma impressora que custa mil dólares com custo de R$ 50. Isso tem impacto grande e acontece porque a impressora 3D te possibilita fazer cosias personalizadas e nada mais personalizada de que uma prótese humana", afirmou Eduardo Lopes, arquiteto e fundador do Garage Fab Lab, laboratório de fabricação digital.
[FOTO2]
Para Daniel Huamani, especialista técnico da Autodesk para plantas industriais na América Latina, a impressão 3D se tornou um hobby em sua vida, onde, de sua casa, ele conta que com uma impressora 3D, que "não é lá essas coisas", consegue fabricar utensílios para sua casa e também atende a pedidos de amigos. Daniel reforçou a vantagem de poder personalizar as criações. "Uma tranquinha para colocar em uma parede, mas que tinha que ser mais específico, não existe, porque ninguém vai fazer uma para você. Tem um empresa que vende fone de ouvido customizado. Eles mandam um molde de massinha, você põe, manda pra eles de volta e eles te mandam um fone que cabe exatamente em sua orelha, não deve caber em nenhuma outra. Um processo que até pouco tem atrás era impossível," conta Huamani.

A pedido do O POVO Online, Daniel explicou em vídeo o passo a passo de como se faz uma impressão 3D. Assista:

[VIDEO1]

*O jornalista viajou a convite do evento

TAGS