PUBLICIDADE
Notícias

Dados transformam-se em informacão inteligente para revolucionar resultados de empresas

14:17 | 27/08/2015
NULL
NULL
A redefinição da Internet como conhecemos hoje foi o tema proposto nas palestras que integraram a 12ª edição do EMC Fórum, realizado nesta quarta-feira, 26, em São Paulo. O evento voltado para o mundo dos negócios buscou, por meio de soluções inovadoras, transformar a Tecnologia da Informação (TI) dos dias atuais.

"O mundo digital esta trazendo uma transformação muito forte e rápida. Por mais conservador que seja a previsão, se fala em 30 bilhões de dispositivos conectados à Internet. Um volume desses de dados disponibilizados de qualquer forma para empresas não é importante, mas se você souber utilizar isso e transformar em informação (Big Data), você pode trazer inovação para a sua empresa", disse o presidente da EMC Brasil, Carlos Cunha, durante palestra do evento que teve como tema Redefine Next.

Para melhor exemplificar a importância do Big Data em uma empresa, um dos principais convidados do evento, o americano Doug Cutting, contou como ele, graças ao uso da tecnologia, já ajudou a combater o tráfico de pessoas e a localizar comunidades ilhadas atingidas por um terremoto.

"Pelos números de telefones próximos dos locais dos crimes que a pessoa foi sequestrada, conseguimos resgatar cerca de 500 crianças. Já no terremoto de Nepal, pegamos imagens de antes e depois das tragédias, que nos ajudou a monitorar os locais e, com os dados das redes sociais, conseguimos localizar as pessoas no mapa com etiquetas", disse Doug, que é considerado o pai do Big Data e criador do Hadoop, uma plataforma bastante popular de software.

Quem também reforçou a utilização do Big Data em empresas foi a vice-presidente da EMC, Patrícia Florissi, que citou a decodificação do genoma humano. "Coletaram genoma de mil crianças com autismos e também 9 mil parentes de sangue dessas crianças. O cientistas tentaram ver a similaridades que se correlacionavam com a doença. Com 7 bilhões de genes, não é tão difícil descobrir, mas o gasto e o tempo seriam muito grandes. O projeto começou em 1990 e em 2001 eles pararam depois que, nos EUA, descobriram os genes relacionados com a doença, colocando um ponto de sangue de um lado e um ponto de outro, com um sequenciador que mostrava o resultado em semanas", explicou Patrícia.

Para ela, a tecnologia está transformando todas as indústrias que conhecemos hoje. “A indústria automobilística tem o carro Tesla, que é completamente elétrico e cujo gerenciamento do carro é todo feito através de um software”, exemplifica. Este é outro exemplo do uso inteligente das informações armazenadas num Big Data. O carro consegue calcular a distância da bateria para o asfalto, porque pode causar faísca, e isso é atualizado constantemente pelo Tesla, baseado na informação que ele aprende.

Back Up

Além de focar a importância do Big Data para uma empresa, a EMC elegeu o Back Up como uma outra fórmula de sucesso e indispensável para atender às novas exigências de um mundo cada vez mais conectado.

"Quando você tem problemas com seus dados, o custo para reparar é muito caro. Investir um pouco na área tecnologia vale à pena. Você aumentará a receita, mas diminuirá os custos. Quando você tem problema, o custo é muito maior. Se você já teve experiência de perda de dados, você sabe disso. Tem soluções para isso. Quando você cresce, está na hora de fazer arquivamento. Reduz o custo, facilita a gestão. Você pode salvar informações seguramente e ainda tem base de dados para um planejamento rentoso", afirma Erick Pascolato, diretor de vendas no Brasil da EMC.

Segundo o presidente da EMC, Carlos Cunha, é vital que os clientes repensem e descubram uma nova maneira de inovar e manter seus negócios. Para isso, Cunha alerta que também terão de redefini-los. “Nosso objetivo é facilitar o ingresso dos negócios nessa arena digital e, para isso, não medimos esforços em pesquisa e desenvolvimento. Cerca de 12% da receita total da companhia tem sido investida anualmente em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) com o objetivo de auxiliar as empresas com soluções de Nuvem, Big Data e integração para encurtarem esse caminho”, afirma o presidente.

O jornalista Thadeu Braga viajou a convite da EMC
TAGS