Brasileiros criam equipamento capaz de ajudar na economia de energia
Os amigos Caio Mehlem e Thiago Holzmeister inventaram um aparelho capaz de informar, em tempo real, o gasto em dinheiro que cada equipamento elétrico produz durante o período de uso
Saber os gastos financeiros que cada eletrodoméstico gasta durante o uso pode ser uma excelente alternativa para poupar energia e o próprio bolso no final do mês. Pensando em cortar gastos, o engenheiro de controle e automação, Caio Mehlem, e o designer Thiago Holzmeister inventaram um aparelho capaz de informar, em tempo real, o gasto em dinheiro que cada equipamento elétrico produz durante o período de uso.
Ao instalar o pequeno equipamento no quadro de luz da residência, a ferramenta registra e transmite via wi-fi o valor gasto durante o uso do eletrodoméstico. Segundo o engenheiro, em entrevista ao jornal O Globo, o conhecimento do consumo é uma boa alternativa para a economia.
Desenvolvido em parceria com o laboratório de tecnologia da PUC-Rio, o aparelho ainda está em fase de testes. Como análise, ele deve ser instalado no quatro das salas de aulas da universidade.
Mas através de um financiamento coletivo de R$ 55 mil, o equipamento deve ser instalado em casas e restaurantes de pessoas que ajudaram na arrecadação do dinheiro. O intuito, desta vez, é aprimorar e apresentar a inovação ao mercado.
Segundo os fundadores, a intenção do projeto é a de evitar possíveis gastos excessivos. "Um dos objetivos é oferecer o serviço de cálculo de metas de consumo às distribuidoras de energia para evita gastos discriminados, como já existe em cobranças telefônicas", disse.
[VIDEO1]
Redação O POVO Online