PUBLICIDADE
Notícias

Fabricante do Blackberry é condenada por violação de patente

16:00 | 14/07/2012
divulgação
telefonia
patente
divulgação telefonia patente

OTTAWA, 14 Jul 2012 (AFP) - A canadense Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou neste sábado ter sido condenada por um tribunal da Califórnia a pagar 147,2 milhões de dólares em perdas e danos, por ter violado uma licença relacionada ao gereciamento remoto de aparelhos wireless.

A RIM manifestou "decepção" com a sentença, e anunciou estar estudando "os eventuais caminhos legais" a tomar no caso, no momento em que a empresa atravessa sérias dificuldades.

Em 2008, a Mformation, sociedade de software baseada no estado americano de Nova Jersey, denunciou a RIM em um tribunal de San Francisco, baseando-se no fato de que, durante negociações comerciais com a RIM, havia revelado à empresa segredos tecnológicos.

Após decidir não comprar a licença, a RIM modificou seu software, para incluir sistemas patenteados pela Mformation que permitem às empresas gerenciar os celulares de seus funcionários através de um servidor, afirma a Mformation em sua queixa.

A RIM negou ter cometido qualquer fraude. "A empresa se esforçou durante muitos anos para lançar de forma independente a tecnologia inovadora do Blackberry, e não acredita que a licença em questão da Mformation seja válida", assinalou.

O juiz ainda deve se pronunciar sobre "alguns pontos, em nível legal, que poderiam pesar na sentença", acrescentou a RIM, assinalando que irá aguardar estas informações para decidir se irá recorrer da resolução de hoje.

O grupo RIM atravessa um período sombrio, após sofrer um prejuízo de 500 milhões de dólares no primeiro trimestre, e anunciou a demissão de 5 mil pessoas (30% de seu quadro) até o fim de 2013.

O papel da RIM, que era negociado a 145,50 dólares canadenses em junho de 2008, perdeu 95% de seu valor, e esta semana estava cotado a menos de oito dólares.

TAGS