PUBLICIDADE
Notícias

Carro retrátil é apresentado na Cebit como arma na batalha por espaço

16:30 | 06/03/2012

BERLIM, 6 Mar 2012 (AFP) - Um carro que pode se contrair até 50 centímetros para facilitar o estacionamento foi apresentado nesta terça-feira, 6, no Salão de Tecnologias da informação e da Comunicação de Hannover (Cebit).

Com 2,1 metros, o pequeno veículo de dois lugares, de cor azul cobalto, suscitou a curiosidade durante o segundo dia do maior evento tecnológico mundial.

Se você tem medo de danificar seus para-choques ao tentar parar em uma vaga, você pode reduzir o comprimento do carro em 50 centímetros. O carro também é equipado com rodas que giram em 360°, o que permite estacionar lateralmente.

Dotado de sensores para evitar um "encostão", o próprio carro pode manobrar e até ir te buscar na porta de seu trabalho graças a um computador que o conduz sem a necessidade de motorista e que obedece seu smartphone, explicou Timo Birnschein, do Centro Alemão de Inteligência Artificial.

"A tecnologia para fazer tudo isso existe" e uma produção é previsível "nos próximos 5 ou 6 anos", afirmou Birnschein, que está à frente de uma equipe de dez pessoas que trabalham há 15 anos no projeto.

Trata-se de um veículo elétrico destinado a um uso cidadão, com uma velocidade máxima de 55 km/h e uma autonomia de 100 km com as baterias totalmente carregadas.

As rodas que fazem a rotação também produzem uma energia que o carro pode utilizar.

Mas a inovação mais surpreendente é a possibilidade de acoplar cerca de vinte desses carros, criando uma espécie de pequeno trem conduzido pelo motorista à frente. Com esta configuração, os carros colocam sua energia em comum.

No momento, trata-se apenas de um protótipo, o que torna difícil estimar o preço desta tecnologia.

E esqueça qualquer temor de ter o espaço interno sacrificado. "Trabalhamos nisto", assegurou Birnschein.

O Cebit é realizada até o dia 10 de março em Hannover (norte da Alemanha), onde 4.200 expositores de 70 países apresentam as últimas novidades tecnológicas.

TAGS