Postos de saúde recebem mulheres não agendadas em ação do Outubro Rosa
Neste sábado, 22, foram abertos 21 postos para exames de prevenção ao câncer de mama
16:46 | Out. 22, 2022
As mulheres do bairro Coaçu, em Fortaleza, foram algumas das várias cearenses atendidas excepcionalmente em um sábado para exames de prevenção do câncer de mama, no posto de saúde Luis Franklin.
O equipamento integra o total de 21 postos abertos neste sábado, 22, para ampliar o acesso das comunidades aos atendimentos ligados ao Outubro Rosa, como o exame das mamas e a solicitação de mamografia.
Além disso, os postos também ofereceram serviço de prevenção ginecológica, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e vacinação.
“Essa é uma oportunidade para as mulheres que não podem estar durante a semana nas unidades de saúde terem acesso a esses serviços. E quanto mais cedo as mulheres fazem a detecção precoce do câncer de mama, a possibilidade de cura é muito maior”, explica Léa Dias, assessora técnica da Célula de Atenção à Saúde da Mulher.
Leia mais
-
Após vencer um câncer de mama, mulher é surpreendida por marido com homenagem em voo ao Havaí
-
Governo anuncia medidas de combate ao câncer de mama
-
Esteticista disponibiliza técnica gratuita para mulheres com câncer de mama
-
Pesquisa mostra queda em tratamento e diagnóstico de câncer de mama
-
Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama em pets
-
Câncer de mama vitimou mais de 2.500 mulheres no Ceará desde 2019
-
Câncer de mama: cerca de 48% das mulheres não realizaram exames de prevenção
Ao todo, 80 mulheres foram agendadas para o atendimento no posto, das 8 às 17 horas, além das muitas outras que chegaram sem hora marcada, motivadas pela campanha.
A dona de casa Kátia Rivania, 53, foi uma delas. Ela chegou ao posto às 8 horas e às 11 aguardava sua consulta. Enquanto isso, fez a solicitação da mamografia e, pela primeira vez na vida, fez o preventivo ginecológico.
“Agora eu tenho um netinho (de 5 meses) pra cuidar, então a gente tem que se cuidar”, comenta.
Mas nem toda saúde se resume a exames. Os postos também ofertaram limpeza de pele, massoterapia e um momento com maquiadoras para as presentes. “Um dia de beleza!”, ri Kátia, também na fila para a limpeza e massagem.
Educação e relatos
Tânia Falcão, 65, também participou da ação. No entanto, ela estava lá para dar um relato: ela é sobrevivente de um câncer na bexiga.
“É essencial fazer a prevenção. Eu fui fazer um ultrassom por minha conta, porque eu queria ver como estavam os meus rins, e acusou vegetação na bexiga. Eu estava com 80% de tumores”, relembra.
Assim que a doença foi identificada, em agosto de 2020, Tânia foi encaminhada para a cirurgia. Tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Instituto do Câncer e no Hospital César Cals. “Eu fiz cirurgia na mesma semana, tirei os tumores e entrei na quimioterapia. Terminei agora em abril.”
Com a campanha dos postos de saúde, ela pode compartilhar sua história pela primeira vez. E diz com convicção que a prevenção anual, aliada aos exames padrão, pode salvar vidas.
Câncer de mama: os sinais de alerta
- Alteração na assimetria da mama;
- Desvio ou inversão do mamilo;
- Alteração da cor do mamilo;
- Vermelhidão no mamilo ou na mama;
- Secreção transparente ou avermelhada.