PUBLICIDADE
Notícias

Brasil pode se tornar país mais obeso do mundo em 15 anos, diz pesquisa

Em pesquisa divulgada nesta segunda, o ministério da Saúde apontou que brasileiros consomem açúcar e refrigerantes antes dos dois anos de idade

09:52 | 26/08/2015
NULL
NULL

O Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira, 26, uma pesquisa que aponta dados sobre a obesidade no Brasil. De acordo a análise, mais da metade das crianças brasileiras consomem açúcar e gorduras antes de atingirem os dois anos de idade.

Entre os dados que mais chamaram atenção na pesquisa está a quantidade de crianças que tomam refrigerante. Cerca de 32,3% pessoas começam a tomar refrigerantes e sucos de caixinha antes dos dois anos. Além disso, 60,2% consomem açúcar ao ingerir bolachas recheadas, biscoitos e bolos.

Outro dado destacado pela pesquisa é o crescente aumento de peso da população adulta no Brasil. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o combate a obesidade é fundamental para a saúde da população brasileira.

“O excesso de peso é um problema grave, porque é um fator de risco para doenças do coração e outros problemas crônicos. É fundamental trabalharmos o incentivo a prática de exercícios e alimentação saudável desde cedo com as nossas crianças para reverter esse quadro", afirmou o ministro.

A iniciativa faz parte do projeto de Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) que tem como objetivo apontar dados inéditos da população nacional em relação ao peso, pressão arterial e circunferência.

Futuro

Uma das principais preocupações em relação a pesquisa é a taxa de obesidade. Em análise aos índices, caso os números de consumo de gorduras e açúcares permaneçam, em apenas 15 anos o Brasil pode se tornar o país mais obeso do mundo.

No último mês de abril, o ministério da saúde divulgou uma pesquisa em que aponta que mais da metade da população (52,5%) estavam acima do peso ideal. Destes, cerca de 17,9% eram obesos. Dado que aos poucos só aumenta. Em 2006, o total de pessoas acima do peso era de 42,6% e de obesos atingiu a marca de 11,8%. Já em outro levantamento, realizado há dois anos, a obesidade já tinha atingido metade da população.

 

Redação O POVO Online

TAGS