PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisadores desenvolvem colírio capaz de dissolver cataratas

Testes realizados com cães e coelhos, a partir de um colírio contendo "lanosterol", aponta para uma nova estratégia de prevenção e tratamento da doença

15:12 | 24/07/2015
NULL
NULL
A catarata, uma opacidade que toma conta do cristalino do olho, parte responsável pela nitidez da visão, é uma doença que só pode ser revertida por meio de procedimentos cirúrgicos. No entanto, pode ser que a operação não seja mais considerada a única alternativa para pessoas acometidas pela doença.

Cientistas dos Estados Unidos da equipe do professor Kang Zhang, na Universidade da Califórnia, estão desenvolvendo um colírio com potencial para substituir a cirurgia de catarata, tornando o tratamento mais barato e acessível.

O novo estudo foi obtido através do uso do composto "lanosterol" em cachorros e coelhos idosos. Em seis semanas de testes, a visão dos animais melhorou significativamente, pois a solução reduzia a catarata, aumentando a claridade do cristalino.
[SAIBAMAIS 4]
Conforme os pesquisadores, a substância é capaz de romper as proteínas responsáveis pelo escurecimento do cristalino e pode ter um papel importante na prevenção de cataratas em estágios iniciais.

Os cientistas acreditam que o lanosterol é produzido naturalmente pelo corpo quando jovem, porém a produção ficaria comprometida ao envelhecer, fazendo com que surja a catarata na lente natural dos olhos.

A expectativa é que o colírio contendo o lanosterol esteja disponível nas farmácias em até cinco anos. O produto deverá ser ministrado duas vezes ao dia para "limpar" a sujeira do cristalino.

Relacionada na maior parte das vezes ao envelhecimento, a catarata também pode acometer pessoas jovens que sofrem alguma lesão ao longo da vida ou que nascem com alguma anomalia genética. A doença é a principal causa da cegueira e atinge mais da metade dos idosos de todo o mundo.

Redação O POVO Online
TAGS