Extração dos dentes sisos: cuidados e possíveis complicações
Os dentes do siso são os últimos a aparecerem na arcada dentária. A dor e o incômodo causados pela falta de espaço na boca motiva a extração desses dentes quando a pessoa atinge a idade entre 16 e 20 anos

Entre os 16 e 20 anos de idade, um problema costuma atormentar os jovens e não é nada relacionado aos hormônios da puberdade. O incômodo vem dos últimos dentes molares que se encontram em cada lado dos maxilares. Em outras palavras, são os famosos dentes do siso. É normal que eles tenham que ser extraídos, já que são os últimos dentes permanentes a aparecer e , portanto, falta espaço na boca para comportá-los.
A extração dos sisos é necessária também porque a falta de espaço provoca dor, desconforto, e por vezes uma série de outros problemas que fazem com que eles precisem ser removidos da arcada dentária. Segundo a odontóloga do HapVida, Roberta Leal, a extração dos sisos é denominada "exodontia" e é recomendada quando houver falta de espaço para erupção do dente siso ou em casos de dor forte e erupção parcial.
Ainda segundo Roberta Leal,o processo de extração do siso varia conforme a dificuldade da cirurgia ou da quantidade de dentes que vai ser retirada, durando em torno de uma a duas horas para ser concretizado.
Após a retirada, vem o proceso de recuperação, que também é importante. Segundo Roberta, o paciente pode sentir os efeitos da anestesia por alguns dias após o processo cirúrgico. Sangramentos em uma ou mais aberturas nas primeiras 24 horas após cirurgia também são comuns e podem ser controladas com um pedaço de gaze limpa sobre a área do dente retirado de modo a conseguir estancar o sangue. Caso o sangramento persista, é recomendado consultar seu dentista.
Além desses sintomas, também são comuns:
-inchaço facial na área onde o dente foi extraído
- Dificuldade de abrir ou fechar a boca em virtude da tensão erada pela extração do siso. No entanto, essa situação é transitória e se recupera juntamente com a cicatrização das extrações
É importante que o paciente tenha em mente a importância de tirar todas as dúvidas durante a consulta antes da cirurgia. A recomendação é fazer uma boa higiene oral, não fumar ou beber nas 12 horas que antecedem a cirurgia, ir acompanhado para o procedimento e usar roupas confortáveis no dia.