Vereador anuncia instalação de portais de "boas-vindas" no bairro José Walter, em Fortaleza

O anúncio foi feito pelo vereador Chiquinho dos Carneiros (PRD); segundo o parlamentar, o Executivo atendeu a um projeto de indicação e deve instalar equipamentos em janeiro de 2026

14:48 | Dez. 29, 2025

Por: Cailana Fernandes / Especial para O POVO
Chiquinho dos Carneiros (PRD) vereador de Fortaleza (foto: AURÉLIO ALVES)

O bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza, receberá um portal de “boas-vindas” na entrada da localidade. A estrutura deve ficar localizada no cruzamento da Avenida I com a av. Presidente Costa e Silva. O anúncio da construção foi feito pelo vereador Chiquinho dos Carneiros (PRD), numa rede social no último dia 26.

Segundo o vereador, a Avenida I também receberá o implemento de paisagismo, num intervalo de dois quilômetros, com o objetivo de revitalizar a área. Ele acrescenta que o cruzamento da av. Radialista João Ramos com a av. Bernardo Manuel também deve receber um portal de “boas vindas”.

O parlamentar afirmou em vídeo que o Projeto de Indicação 1538/2020 foi aprovado por Osmar Baquit (PSB), titular da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor) e que as obras estão previstas para começar em janeiro de 2026.

"Trago uma notícia maravilhosa. Nosso prefeito Evandro e nosso secretário Osmar Baquit acabaram de confirmar. Nosso pedido será atendido. A revitalização de toda a avenida I do Grande José Walter", diz o parlamentar que cita portais de boas vindas em dois trechos do bairro.

De acordo com a justificativa do projeto, o equipamento urbano “além de valorizar visualmente o território, contribuirá diretamente para o aguçamento do sentimento de pertencimento por parte dos moradores”. Nas redes sociais, o vereador agradeceu ao prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e a Baquit por atender a essa demanda.

O bairro e o ex-prefeito

O bairro José Walter leva o nome de um ex-prefeito de Fortaleza: José Walter Cavalcante. Nascido em Capistrano (CE), em 16 de julho de 1927, o ex-gestor construiu a carreira política no Ceará durante a década de 1960. Foi prefeito da Capital entre 1967 e 1971, tendo sido indicado, à época, pela Ditadura Militar.

O ex-prefeito morreu em julho de 2025, aos 97 anos de idade. Ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, chegou a ser levado a uma unidade hospitalar, mas não resistiu.

Em conversa com O POVO, em 2020, o ex-gestor afirmou que entre os feitos dos quais mais se orgulhava estava o bairro de Fortaleza que leva seu nome, que completou 50 anos em 2020 e foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina à época.

Torcedor do Ferroviário, ele tinha veia esportiva e foi responsável pela construção do Ginásio Paulo Sarasate, na Capital. Também orgulhava-se de ter feito, já asfaltada, a Avenida Perimetral, que corta diversos bairros de Fortaleza.