Moraes manda prender Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF preso no Paraguai ao tentar fugir

PF constatou a violação da monitoramento eletrônico e realizou diligências no endereço residencial de Silvinei, em Santa Catarina

13:34 | Dez. 26, 2025

Por: João Paulo Biage
SILVINEI VASQUES foi diretor-geral da PRF e foi condenado pelo STF (foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), converteu as medidads cautelares e decretou a prisão preventiva de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no governo Jair Bolsonaro (PL).

Na madrugada desta sexta-feira, 26, Silvinei foi preso no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai, ao tentar embarcar em um voo com destino a El Salvador. O ex-diretor rompeu a tornozeleira e deixou o Brasil sem autorização.

"A fuga do réu, caracterizada pela violação das medidas cautelares impostas sem qualquer justificativa, autoriza a conversão das medidas cautelares em prisão preventiva, conforme pacífica jurisprudência desta
Suprema Corte", justifica o ministro.

No último dia 16, o ex-diretor da PRF foi condenado pelo STF a 24 anos e seis meses de prisão por tentativa de abolição do Estado democrático de direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Entenda decisão de Moraes

Na decisão, Moraes conta que, nessa quinta-feira, 25, a Polícia Federal constatou a violação da monitoramento eletrônico de Silvinei e realizou diligências no endereço residencial dele, no município de São José, em Santa Catarina.

As informações da PF indicam que a tornozeleira eletrônica ficou sem sinal de GPS e de transmissão de dados, “possivelmente devido ao término da bateria”, o que caracterizaria violação da medida cautelar imposta em agosto de 2024.

O ministro narra que o ex-diretor da PRF não foi encontrado na residência, contrariando a regra de recolhimento domiciliar noturno. Imagens aos quais a PF teve acesso mostram Silvinei em um veículo alugado.

"Pela sequência de imagens, às 19h06 aproximadamente ele colocou bolsas no porta-malas do carro (não eram malas); novamente, aproximadamente às 19h14min colocou mais coisas no banco de trás (inclusive ração e muitos sacos de tapete higiênico para cães), pelo lado do passageiro; e, aproximadamente às 19h22min, foi para o carro carregando potes comedouros (para ração) e conduzindo um cachorro (aparentando ser da raça pitbull), e saiu", detalhou a PF. 

Para Moraes, as informações indicam "a evasão do réu", ressaltando a Polícia Federal que “não há como precisar os motivos da violação da tornozeleira eletrônica ou o paradeiro de Silvinei Vasques, nem se a própria tornozeleira ainda estaria no apartamento”.

Saiba quem é Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF preso no Paraguai após tentativa de fuga

Clique aqui ou no player abaixo: