Preso após videochamada, Bolsonaro viu ato no Ceará em ligação de André Fernandes, mas não falou

Decisão do STF cita ligações a protestos como tentativa de coagir a Corte; em Fortaleza, houve chamada de vídeo, mas o ex-presidente não falou com o público

17:07 | Ago. 05, 2025

Por: Marcelo Bloc
Parlamentares cearenses aparecem em chamada de vídeo com Jair Bolsonaro, direto do carro de som (foto: Reprodução/Instagram Dr. Jaziel)

Na decisão que definiu a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que a participação, mesmo que indireta, do ex-presidente nas manifestações do último domingo, 3, através de videochamadas telefônicas, foi considerada uma violação das medidas restritivas impostas anteriormente.

Moraes afirmou que os atos foram para "coagir o Supremo Tribunal Federal". No Rio de Janeiro, o filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), fez uma chamada para o pai enquanto estava no palco das manifestações. Em São Paulo, a ligação foi feita pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Fortaleza

Já na capital cearense, embora não tenha falado com o público presente na Praça Portugal, o ex-presidente recebeu uma chamada de vídeo do deputado federal André Fernandes (PL-CE), que afirmou que a população cearense tinha um recado para ele. Na sequência, o parlamentar e os demais presentes no carro de som puxaram gritos de "volta, Bolsonaro".

O momento foi registrado por André Fernandes nas redes sociais, mas foi apagado posteriormente. Na página do deputado federal Dr. Jaziel (PL-CE) no Instagram, ainda está no ar uma publicação em que esse momento é transmitido.

Assista: Moraes diz que Bolsonaro teve "participação dissimulada" nas manifestações de 3 de agosto | OP News