Filiação de RC ao União Brasil segue sem data definida; previsão ainda é julho

Interlocutores ligados ao União Brasil e próximos a RC afirmaram que a definição depende da agenda nacional de lideranças partidárias

18:15 | Jul. 02, 2025

Por: Vítor Magalhães
Oposição se reúne na Assembleia, com a presença de Capitão Wagner e do ex-prefeito Roberto Cláudio, que deve ser filiar ao União Brasil em julho deste ano. (foto: FÁBIO LIMA)

A iminente filiação do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, ao União Brasil, tem gerado expectativa entre os políticos no Ceará. Apesar disso, o evento de filiação continua sem uma data definida.

Interlocutores ligados ao União Brasil e pessoas próximas de RC afirmaram que a definição depende de fatores externos, como a agenda nacional dos líderes do União Brasil e do Progressistas, que estão costurando uma federação para a disputa eleitoral do ano que vem.

Apesar de não ter o martelo batido acerca da data, uma fonte confirmou que a filiação ainda está prevista para ocorrer neste mês de julho. Inicialmente, foi cogitado para esta primeira semana do mês.

Anunciada ainda em maio, a filiação de RC ao União Brasil visa as eleições de 2026, com RC sendo um dos cotados para ser o cabeça de chapa na disputa pelo governo do Ceará. A costura envolveria ainda atores de outros partidos da oposição, como o PL e o PSDB, que articulam entre si com o intuito de assegurar uma unidade dentro do bloco opositor já no primeiro turno eleitoral.