Projeto prevê que gestão dos aeroportos regionais no Ceará passe para a Secretaria do Turismo

A administração dos aeroportos passando para a Setur servirá para alavancar o turismo, segundo justificativo do projeto de lei enviado pelo Governo

13:04 | Abr. 09, 2025

Por: Caroline Araújo
AEROPORTO de Aracati agora conta com duas rotas e três frequências para Fortaleza (foto: Divulgação)

Um projeto de lei (PL) do Governo do Ceará, apresentado na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta semana, propõe que os aeroportos regionais sejam administrados pela Secretaria do Turismo (Setur). A leitura do documento oficial foi realizada pelo deputado Sérgio Aguiar (PSB), no plenário da Alece, na manhã desta terça-feira, 8.

De acordo com a apresentação do ofício, o objetivo do PL é que os aeroportos e campos de pouso do Estado saiam da gestão da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e passem a ser de responsabilidade da Setur. Com a mudança na gerência dos locais, a Lei 16.710, de 21 de dezembro de 2018, que dispõe sobre o modelo de gestão do Poder Executivo, será alterada.

Com isso, espera-se que o turismo no estado seja alavancado. Até que seja aprovado o PL, a SOP ficará em alinhamento com a Setur para garantir a execução dos contratos e parcerias, evitando a solução de continuidade do serviço.

Após a leitura no plenário da Alece, o projeto segue para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Procuradoria da Casa e das comissões técnicas de mérito. Se aprovado, será encaminhados para a votação dos deputados.

Saída da Infraero dos aeroportos do Estado

Em fevereiro deste ano, a SOP confirmou a saída da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Infraero, de 10 aeroportos estaduais. A informação foi comunicada à Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).

No documento enviado à Abag, a Infraero detalha o cronograma de descontinuidade:

  • 22.abr.2025 — Aeroportos de Quixadá e Tauá;
  • 23.abr.2025 — Aeroportos Regional de Sobral, Crateús e Iguatu;
  • 24.abr.2025 — Aeroportos de Camocim, Campos Sales e São Benedito;
  • 29.abr.2025 — Aeroporto de Aracati;
  • 30.abr.2025 — Aeroporto de Jericoacoara.

A Infraero assumiu a gestão, operação e manutenção desses aeroportos por meio de autorização em agosto de 2023, visando profissionalizar e padronizar a gestão dos terminais estaduais. No entanto, a parceria não progrediu conforme o previsto.