O POVO News: PL da Anistia: aliados de Bolsonaro pressionam, base de Lula resiste; caso Abin

Caso Abin: Segundo portal, a operação de espionagem invadiu computadores para colher informações sigilosas sobre a negociação de tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu, que envolve disputa comercial entre Brasil e Paraguai

08:03 | Abr. 01, 2025

Por: Rogeslane Nunes
PL da Anistia: aliados de Bolsonaro pressionam, base de Lula resiste; caso Abin (foto: O POVO News)

Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta terça-feira, 1º, repercute a pressão da oposição que busca anistia para os envolvidos nos atos do 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram depredadas.

Sóstenes Cavalcante, líder do Partido Liberal (PL), diz já ter apoio suficiente dos deputados para que o projeto seja aprovado. O parlamentar deve buscar pressionar o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), para que o texto seja votado nos próximos dias.

Segundo levantamento partidário, o projeto de lei teria 309 votos dos 513, de acordo com o G1. O mínimo de votos necessários são 257 votos. Reunião de líderes da Câmara dos Deputados marcada para esta semana deve ser momento para consultar representantes das bancadas sobre o destino do projeto. 

A edição traz, ainda, suposta ação hacker da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra autoridades do governo do Paraguai sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O planejamento da ação teve início no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi autorizada a ser executada na gestão de Luiz Fernando Corrêa, atual diretor nomeado pelo petista. As informações foram divulgadas pelo UOL, na coluna de Aguirre Talento.

Segundo o colunista, a operação de espionagem invadiu computadores para colher informações sigilosas sobre a negociação de tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu, que envolve disputa comercial entre os dois países.

Assista ao vivo:

O programa O POVO News 1ª edição realiza nesta terça-feira, 1º, sua 181ª edição. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.

Serviço:

  • Quando: Segunda a sexta, às 8 horas e às 18 horas
  • Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política