O POVO News: Bolsonaro critica Moraes; Lula sugere novas eleições na Venezuela
Ex-presidente disse que Moraes teria um problema "pessoal" com ele. No âmbito internacional, a sugestão de Lula sobre a Venezuela, já circulava em Brasília![O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que ex-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, tinha problemas pessoas com ele](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/10/07/818x460/1_bolsonaro_e_moraes-19902202.jpg)
O programa O POVO News realiza mais uma edição na manhã desta sexta-feira, 16. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição repercute críticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ministro Alexandre de Moraes, após reportagem que denuncia um uso indevido do Tribunal Superior Eleitoral para investigar aliados do ex-mandatário.
Assista ao vivo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A reportagem, do jornal Folha de São Paulo, teve acesso a trocas de mensagens entre funcionários do gabinete de Moraes, entre agosto de 2022 e maio de 2023. A partir delas, o jornal sustenta que a equipe do ministro pediu constantemente a produção de relatórios para embasar relatórios contra bolsonaristas que estão sendo investigados nos dois inquéritos. Há um fluxo fora do rito, com um órgão do TSE sendo utilizado para nutrir o STF.
Após a divulgação, o ex-presidente se pronunciou e disse que a matéria prova que Moraes teria um problema "pessoal" com ele. "É claro. Só não enxerga quem não quer", afirmou, em entrevista à Rádio 96 FM, de Natal (RN).
Ao mesmo tempo, aliados de Jair Bolsonaro se manifestaram contra o ministro. Dentre eles, o senador Flávio Bolsonaro chegou a pedir impeachment de Moraes, em plenário no Senado Federal. “Desrespeitou o processo legal, direcionando diligências e determinando previamente punições, caracterizando um atentado à democracia”, alegou o parlamentar.
Lula sugere novas eleições na Venezuela
Mais de duas semanas após o pleito da Venezuela, o Brasil sugeriu a realização de novas eleições na Venezuela. O resultado da disputa presidencial, cujos resultados divulgados deram vitória ao atual presidente Nicólas Maduro, foi questionado dentro e fora do País.
A sugestão do presidente Lula (PT) corria entre os bastidores de Brasília e foi comunicada nesta quinta-feira, 15, ao governo venezuelano. Em todo o processo, o Brasil tem atuado como intermediador geopolítico, entre o país da América do Sul e países da Europa e os Estados Unidos.
Serviço
O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 8h e às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO