Prefeito de Milhã e empresários são alvos de investigação por suspeita de corrupção

A ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), ocorreu por meio da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com o apoio da Polícia Civil

14:09 | Jan. 25, 2024

Por: Luíza Vieira
 Prefeito de Milhã e empresários são alvos de investigação por suspeita de corrupção (foto: Divulgação/ MPCE )

Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira, 25, nas cidades de Fortaleza, Milhã e Iguatu. Dentre os alvos da Operação “Facciata” estão o prefeito de Milhã (distante 300 km de Fortaleza), Luiz Alan Pinheiro Macêdo (PSB), o controlador-geral do município, Paulo Isaac Pinheiro, e empresários locais.

A ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ocorreu por meio da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com o apoio da Polícia Civil.

A investigação apontou irregularidades em contratos acordados entre a Prefeitura de Milhã e empresas de locação de veículos, limpeza pública e fornecimento de combustíveis.

Por este motivo, também foi determinada a suspensão dos acordos firmados entre a Prefeitura do município e as empresas envolvidas pelos próximos seis meses. A Justiça autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para dar seguimento às investigações.

Os suspeitos podem responder pelos eventuais crimes de corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A operação foi intitulada de "Facciata", palavra de origem italiana que se refere a “fachada”. A investigação recebeu esse nome porque uma das empresas envolvidas na coleta de lixo e locação de veículos valia-se de laranjas para prestar os serviços.

Quem é Luiz Alan Pinheiro Macêdo 

Natural de Solonópole, o prefeito do município de Milhã, Alan Macêdo (PSB), foi alvo da Operação “Facciata” do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), nesta quinta-feira, 25.

Alan foi eleito pelo PL, mas se filiou no ano passado ao PSB. Nas eleições de 2022, quando estava no PL, ele apoiou Roberto Cláudio (PDT) a govenador. O partido dele estava ao lado de Capitão Wagner (União Brasil).

Desde 2021, Alan ocupa o cargo de prefeito do município, localizado no Sertão Central, microrregião de Senador Pompeu. Apesar de estar ocupando o posto pela primeira vez, o gestor já possui experiência como:

  • Secretário de Finanças do município de Milhã (de 2013 a 2016);
  • Assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura do município de Fortaleza;
  • Assessor técnico da Secretaria de Governo do município de Fortaleza;
  • Assessor técnico da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp