Lula adia para sexta, 19, visita a Fortaleza, onde lançará pedra fundamental do ITA

Esta será a terceira visita ao Ceará no terceiro mandato, iniciado em janeiro de 2023. Conforme Guimarães, Lula virá de "qualquer jeito" a Fortaleza. A manutenção da agenda era incerta em razão da pneumonia de Elmano

13:27 | Jan. 16, 2024

Lula discursou em palco montado na sede do BNB, no bairro Passaré, em Fortaleza (foto: Ricardo Stuckert/PR)

Atualizada às 13h52min de 17/01/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Fortaleza nesta sexta-feira, 19. A confirmação foi feita ao O POVO pela assessoria de comunicação do presidente da República, assim como pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro: "Está mantida", disse. A expectativa, disse à reportagem o deputado federal José Guimarães  (PT-CE), que também confirmou a presença de Lula, é de que o governador Elmano de Freitas (PT) melhore até sexta. 

O chefe do Executivo estadual foi diagnosticado com pneumonia. O anúncio anterior era de que a visita acontecesse na quinta, 18. 

"Ele confirmou, chega a Fortaleza às 13h45min. Ele não vai adiar e a nossa expectativa é que até lá o Elmano se recupere, mas ele vai de qualquer jeito. Ele considera que é muito importante o anúncio da pedra fundamental do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), isso tem grande impacto na educação do Ceará, e é o reconhecimento por tudo que nós fizemos no Ceará pela educação pública", disse Guimarães.

Esta será a terceira visita ao Ceará neste terceiro mandato, iniciado em janeiro de 2023. A agenda sofreu pequenas modificações, pois a aterrissagem em Fortaleza estava inicialmente programada para a quinta-feira, 18. Antes, porém, o petista estará em Salvador (BA), com chegada às 10 horas de quinta. Na sequência, por volta das 14h30min do mesmo dia, chega à cidade de Ipojuca, em Pernambuco. Na manhã de sexta-feira, Lula tem compromisso em Penambuco.

O adiamento da visita de Lula havia sido aventado por Guimarães, conforme publicado nessa segunda-feira, 15, por O POVO. No entanto, o parlamentar disse ter tido acesso ao posicionamento definitivo de Lula após encontrá-lo nesta terça-feira. Lula virá à Capital de todo modo em razão da importância do momento, disse Guimarães.

Elmano anunciou nesta segunda-feira que, após sentir-se indisposto, procurou atendimento médico e foi diagnosticado com pneumonia. "Estou bem, sendo medicado. Mas, por recomendação médica, ficarei em repouso nas próximas horas", escreveu em postagem.