José Pimentel, ex-senador do Ceará, é nomeado para transição de Lula

Senador da República entre 2011 e 2019, Pimentel foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos e ministro da Previdência Social no governo Lula

12:45 | Nov. 15, 2022

José Pimentel, ex-deputado, ex-ministro e ex-senador do PT (foto: Mauri Melo em 18/08/2020)

O ex-senador, ex-deputado federal e ex-ministro José Barroso Pimentel (PT-CE) foi nomeado para integrar a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O nome de Pimentel apareceu em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), referente à última segunda-feira, 14, e assinada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que coordena os trabalhos.

Três cearenses já foram nomeados para a equipe. Pimentel, que tem trajetória política no Ceará, é natural do Piauí e foi escalado para “Cargo Especial de Transição Governamental - CETG, nível IV”.

Deputado federal eleito por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2011, ele assumiu o cargo de ministro da Previdência Social em 2008, durante o segundo governo de Lula. Posteriormente, o político ocupou vaga no Senado (2011-2019), após ter sido eleito em 2010.

Equipe de transição de Lula tem outras nomeações

O DOU trouxe ainda outras nomeações para a transição, dentre eles há outros ex-ministros: Paulo Bernardo (ex-ministro das Comunicações) e Juca Ferreira (ex-ministro da Cultura). Lula e aliados tem dado declarações esclarecendo que os próximos ministros do governo não sairão obrigatoriamente dos nomes que compõem os grupos da transição montados neste momento.

No entanto, é esperado que alguns dos futuros ministros já estejam participando das articulações propostas nestes grupos. No total, já são 31 núcleos temáticos na transição de governo.