O que é fascismo? Professor explica em vídeo uma das ideias mais perigosas da política

Série Ideologias, no O POVO Mais, explica em vídeo, de forma didática, o significado de concepções políticas de direita, esquerda e o que é fascismo

14:53 | Mai. 23, 2022

Por: Redação O POVO
André Rosa explica fundamentos do fascismo (foto: Cena da série Ideologias / Pra começo de conversa / O POVO Mais)

O terceiro episódio da a série especial Ideologias trata de uma das mais perigosas concepções políticas já formuladas: o fascismo. O historiador e professor André Rosa explica em vídeo, de forma didática, em episódio de aproximadamente seis minutos, a origem do fascismo, o que defende e como se manifesta hoje.

O primeiro episódio explicou o que é ideologia, com o professor Fabio Gentile. No segundo episódio, a professora Monalisa Torres explica o que são direita e esquerda.

André Rosa aponta que o fascismo é um regime de governo, surgido no início da década de 1920, decorrente de crises econômicas no mundo pós-Primeira Guerra Mundial. No cenário da Europa debilitada, foi uma reação para reabilitação.

A Itália foi o berço do fascismo. O País começou a Primeira Guerra ao lado do Império Alemão e Império Austro-Húngaro, mas mudou de lado após receber promessas inglesas, que não foram cumpridas. Com o País arruinado, ascendeu ao poder Benito Mussolini, um ex-socialista que mudou de visão.

"Ele resolveu dizer para a nação italiana que a resolução de seus problemas seria com um processo político de extrema-direita para salvar aquele país", explica Rosa.

O nome dado à concepção foi Fasci de Combatimento. Fasci que significa feixe, o que remete à ideia de autoridade, de salvação pela união. De fasci vem fascismo.

"Um regime autoritário para salvar a Itália buscando o nacionalismo, recuperando o país após a guerra e dizendo que ele, Mussolini, seria esse salvador". Era chamado de "dulce", o que significa líder.

Havia a ideia de resgate do Império Romano. A concepção tinha alguns fundamentos:

- Nacionalista

- Autoritarista

- Militarista

- Antidemocrática

- Antiliberal

Mussolini influenciou seguidores pelo mundo, como Adolf Hitler na Alemanha, Francisco Franco na Espanha e Getúlio Vargas no Brasil. Espalharam-se pelo mundo com concepções que passaram a ser definidas como populismos.

Hoje em dia, explica Rosa, o fascismo se manifesta por líderes demagogos que prometem a salvação para o País com políticas de extrema direita. "Isso é extremamente perigoso para o processo democrático."

Ideologias

A série Ideologias é parte dos diálogos audiovisuais "Pra começo de conversa". Tem roteiro Luana Sampaio, direção de fotografia de Fco Fontenele, edição de fotografia de Julio Caesar e edição de Cinthia Medeiros e Raphael Góes.