PowerPoint sobre Lula foi "erro de cálculo", diz Dallagnol

Ex-procurador da Lava Jato disse que tentou ser didático com a apresentação, exibida a jornalistas em 2016, mas acabou gerando uma "interpretação equivocada por parte da sociedade"

10:05 | Dez. 04, 2021

Deltan Dallagnol defende que slide sobre suposta participação de Lula em esquema de corrupção teve intenção de ser didático, mas acabou levando a interpretações equivocadas (foto: Reprodução)

Em 2016, Deltan Dallagnol fez uma apresentação em que listava fatores que colocavam Lula (PT) no centro de um esquema de corrupção na Petrobras. Em entrevista ao podcast Flow, na segunda-feira, 29, o ex-procurador da Lava Jato disse que a estratégia foi um “erro de cálculo” e que acabou gerando uma interpretação equivocada. As informações são da Folha de S. Paulo.

“Erro de cálculo nosso… Foi um erro de conta nosso sobre o modo que pode ter gerado uma interpretação equivocada por parte da sociedade, mas a nossa intenção era de fazer exatamente o que a gente tinha feito em casos anteriores”, disse Dallagnol.

Na época, Lula denunciou ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a apresentação e acusou Deltan e os procuradores Roberson Pozzobon e Júlio Noronha de abuso de poder e de expor o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia a constrangimento público. O caso foi arquivado.

De acordo com o ex-procurador, a ideia era ser “didático” sobre a operação. “A gente sempre tentou ser didático. A gente não acha que a pessoa tem que ter feito direito para entender de corrupção… a gente quer ser simples e levar informação simples para que a pessoa entenda qual é o problema e qual é a solução”, disse.

Mais notícias de Política