Projeto para distribuição gratuita de absorventes em Fortaleza foi entregue à Câmara, anuncia Sarto

Segundo o prefeito José Sarto, item de higiene será destinado à alunas da rede pública municipal

20:37 | Out. 15, 2021

25% das jovens brasileiras já deixaram de ir à aula por não ter absorventes (foto: Getty Images)

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou nesta sexta-feira, 15, que encaminhou à Câmara de Vereadores de Fortaleza um projeto de lei para instituir o fornecimento de absorventes higiênicos em escolas da rede municipal de ensino.

Segundo a publicação feita nas redes sociais do gestor, o objetivo da proposta é assegurar o acesso ao item de higiene básica às alunas, “combatendo a pobreza menstrual e minimizando os impactos desse problema na frequência escolar e na aprendizagem”.

“Garantir o acesso a absorventes durante o período menstrual é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida às estudantes, além de dar condições de assiduidade em sala de aula e, assim, contribuir com o melhor desempenho escolar”, diz a publicação.

Confira:

Sarto já havia falado sobre a proposta no início do mês, quando o presidente Jair Bolsonaro vetou trechos de programa que promoveria a entrega gratuita de absorventes para meninas pobres em idade escolar, mulheres em situação de rua e encarceradas ou cumprindo medidas socioeducativas.

Na ocasião, o prefeito pedetista se juntou ao coro que criticava o presidente e fez o anúncio da proposta que enviaria para avaliação dos vereadores da capital cearense.