Concurso da Assembleia Legislativa acontece dia 7 de novembro; tire suas dúvidas

Mais de 33 mil pessoas estão inscritas e devem concorrer a um total de 100 vagas para cargos de nível médio (30 vagas) e superior (70 vagas), ambos com jornadas de 30h semanais

12:06 | Ago. 05, 2021

Nesta quinta-feira, 02 de dezembro, devem ocorrer as sessões extraordinárias especiais para votação da proposta de emenda constitucional (foto: Aurelio Alves)

O concurso da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) já tem data marcada. A prova ocorrerá no próximo dia 7 de novembro. Anunciado em 2019 e inicialmente previsto para julho do ano passado, o certame foi adiado devido a pandemia de coronavírus. Com o avanço da vacinação e a diminuição de casos no Estado, o presidente da AL-CE, deputado Evandro Leitão (PDT), confirmou a data da prova na última terça-feira, 3.

Nesta quinta-feira, 5, na primeira sessão da Casa após o recesso parlamentar, Leitão fez um comentário sobre a seletiva. "O concurso é mais que uma carreira, é um projeto de vida. As pessoas têm sonhos e expectativas quando se inscrevem e eu tenho a satisfação de informar aos mais de 33 mil inscritos que concorrerão às 100 vagas que podem se preparar e estudar, pois a data está confirmada". 

As inscrições ocorreram em abril de 2020 e mais de 33 mil pessoas devem concorrer a um total de 100 vagas para cargos de nível médio (30 vagas) e superior (70 vagas), ambos com jornadas de 30 horas semanais.

A remuneração para os cargos de nível médio é da ordem de R$ 2.224,90, enquanto para aqueles de nível superior o valor chega aos R$ 4.455,29. As vagas de nível superior são divididas entre os cargos de analista administrativo e legislativo, e as de médio são para o cargo de técnico legislativo.

As vagas de ensino superior contemplam 16 áreas, dentre elas: Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharias Civil e Elétrica, Informática, Jornalismo, Design Gráfico, Psicologia, etc. A aplicação da prova fica a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Evandro Leitão, empossado presidente da AL-CE em 1º de fevereiro, afirmou que pretendia dar prosseguimento ao concurso público para a Casa durante a posse.

O processo seletivo foi iniciado pelo então deputado José Sarto (PDT), atual prefeito de Fortaleza, que em abril de 2020 adiou o concurso prometendo sua realização em outubro daquele ano; o que não ocorreu.

O próprio Leitão adiou o concurso em fevereiro deste ano, devido ao avanço da pandemia.