Prefeitura de Salitre diz colaborar com investigação de suposto esquema de rachadinhas

A Operação Dimidium, deflagrada nesta quinta, investiga crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa referentes a um possível esquema de "rachadinha" de salários de pessoas contratadas da Prefeitura Municipal de Salitre

17:25 | Jul. 22, 2021

Operação apura esquema de rachadinha em Salitre e Campos Sales (foto: Foto: SSPDS)

A Prefeitura de Saltire se manifestou nesta quinta-feira, 22, sobre a Operação Dimidium, que apura suposto esquema de "rachadinha" no município. Em nota, a Secretaria de Administração, Finanças e Governo confirmou que a Polícia Civil do Ceará realizou mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta e destacou “plena colaboração dos servidores em fornecer os documentos requeridos pela autoridade policial”.

A Operação Dimidium investiga crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa referentes a um possível esquema de "rachadinha" de salários de pessoas contratadas da Prefeitura Municipal de Salitre. Pelo menos sete mandados de busca e apreensão foram executados nas cidades de Salitre e Campos Sales, na Região da Chapada do Araripe. Os alvos da ação ainda não tiveram as identidades reveladas

A nota ressalta, no entanto, que o prefeito Dodo de Neoclides (Pros) não é alvo de nenhuma investigação. “A gestão atual vem trabalhando firme no cumprimento de seus deveres legais e promovendo uma administração pública pautada na probidade e na transparência de seus atos, sempre na busca de melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou.

A investigação teve início em fevereiro deste ano, após o vazamento de um áudio do irmão do prefeito, então diretor do Departamento de Pessoal, em que ele explicava como organizou o suposto esquema. No mesmo dia que o material foi vazado, o servidor foi exonerado do cargo. Mesmo assim, a Polícia Civil passou a investigar o fato.

No total, 25 policiais civis participam da ação, que é coordenada pelo Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção (NRLD), vinculado ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA).