Ciro se descola de 2º pelotão e chega a 10% das intenções de voto, diz pesquisa

Levantamento aponta para a continuidade da divisão do eleitorado na chamada "regra dos terços"

11:25 | Jun. 10, 2021

Ciro se coloca como opção entre Lula e Bolsonaro na disputa presidencial. (foto: Reprodução/Instagram )

O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), registrou alta de quatro pontos percentuais na pesquisa PoderData realizada esta semana. De acordo com o levantamento, o pedetista concentrou 10% das intenções de voto e consolidou-se em 3º lugar na corrida eleitoral para o ano que vem, despontando entre outros candidatos tidos como uma “3ª via”. Na pesquisa do mesmo instituto um mês atrás, Ciro aparecia com 6% da preferência, empatado tecnicamente com Luciano Huck.

Na ponta de cima da lista estão o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) empatados tecnicamente com 33% e 31% das intenções de voto, respectivamente. O levantamento aponta para a continuidade da divisão do eleitorado em regra dos terços, com um terço da população apoiando Bolsonaro, um terço apoiando o candidato da esquerda e parte similar distribuída entre os demais candidatos, além dos que pretendem votar em branco ou nulo.

Logo atrás de Gomes estão o apresentador Luciano Huck (4%), o ex-ministro da Saúde Luiz Mandetta (4%), o governador de São Paulo João Doria (3%) e João Amoêdo (3%).

A performance de Ciro mostra que sua estratégia pré-eleitoral começa a surtir efeito. Após a contratação do ex-marqueteiro do PT, João Santana, o pedetista passou a investir em série de vídeos nas redes sociais criticando Lula e Bolsonaro, e destacando ainda seus projeto para o País. 

A pesquisa ocorreu entre os dias 7 e 9 de junho de 2021 e foi realizada pela divisão de estudos estatísticos do portal Poder360. Ao todo, foram 2,5 mil entrevistas realizadas em 522 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.