Guedes culpa aumento da expectativa de vida pelo esgotamento na saúde

"Todo mundo quer viver 100 anos, 120, 130 (...) não há capacidade de investimento para que o Estado consiga acompanhar", disse o ministro nesta terça-feira

19:18 | Abr. 27, 2021

Durante reunião do Conselho de Saúde na última terça-feira, 27, o ministro da Economia Paulo Guedes criticou o Fies, programa de financiamento estudantil do governo federal. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 27, que o Estado brasileiro não tem capacidade para acompanhar a demanda do país por acesso ao setor público de saúde. A fala ocorreu após Guedes dizer que não foi a pandemia que reduziu a capacidade de atendimento do sistema público, mas sim "o avanço na medicina" e o "direito à vida".

"Todo mundo quer viver 100 anos, 120, 130 (...) não há capacidade de investimento para que o Estado consiga acompanhar", disse, segundo informações do Brasil Econômico, publicação virtual do portal de notícias iG.

O ministro da Economia disse ainda que o Estado "quebrou" e não possui recursos suficientes para manter a demanda por atendimento. A declaração ocorreu na reunião desta terça-feira do Conselho de Saúde Complementar, a mesma onde Guedes disse que chineses “inventaram” o coronavírus.