Ministro da Educação edita currículo após reitor argentino negar seu doutorado

O ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, teria concluído apenas os créditos necessários para o doutorado, mas foi reprovado no exame de qualificação pela banca

11:02 | Jun. 27, 2020

O presidente Bolsonaro anunciou Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação, mas precisou recuar poucos dias depois, por conta do currículo não verdadeiro do nomeado (foto: Reprodução/Facebook )

Carlos Alberto Decotelli, o novo ministro da Educação, editou o seu currículo Lattes após o reitor da Universidade de Rosário, Franco Bartolacci, afirmar que a instituição argentina não reconhece o título de doutorado do economista. A informação de que Decotelli seria doutorado pela Universidade foi divulgada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ao anunciar o economista como o titular da pasta.

Logo após a publicação, o reitor argentino esclareceu que o título de doutorado de Decotelli não foi obtido na Universidade de Rosario. Segundo Bartolacci, o ministro havia sido reprovado pela banca de qualificação. “Ele cursou o doutorado, mas não finalizou, portanto não completou os requisitos exigidos para obter a titulação de doutor na Universidade Nacional de Rosario”, disse o reitor à coluna da Mônica Bergamo, do Folha de S. Paulo.

Nos vemos en la necesidad de aclarar que Carlos Alberto Decotelli da Silva no ha obtenido en @unroficial la titulación de Doctor que se menciona en esta comunicación. https://t.co/s4cipmc7Ur

— Franco Bartolacci (@fbartolacci) June 26, 2020

Leia também | "Pode entrar no Google e ver o seu currículo", diz Bolsonaro sobre novo ministro da Educação

MEC apresenta certificado emitido pela Universidade de Rosário, indicando conclusão dos créditos necessários para o doutorado de Decotelli (Foto: Reprodução)

De acordo com o portal de notícias da UOL, o ministro da Educação teria retirado o título de sua tese "Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja" e o nome do orientador Dr. Antonio de Araujo Freitas Jr. No lugar, Decotelli deixou apenas "créditos concluídos" e "ano de obtenção: 2009". No campo sobre o orientador, ele escreveu: "sem defesa de tese".

Curriculo Lattes do ministro Carlos Alberto Decotelli, com modificação, em imagem reproduzida pela UOL, em 26 de junho de 2020 (Foto: Reprodução)

O portal da UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, e foi informado que o novo ministro concluiu os créditos das disciplinas necessárias para o doutorado. No entanto, a pasta não respondeu se ele tinha defendido a tese para a obtenção do título de doutor.