PUBLICIDADE
Notícias

'Vamos continuar diálogo institucional', diz Berzoini sobre Cunha

12:45 | 22/10/2015
O ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, defendeu a necessidade de manutenção do "diálogo institucional" com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A declaração de Berzoini foi dada depois da reunião da presidente Dilma Rousseff com prefeitos integrantes da Confederação Nacional dos Municípios, que vieram ao Planalto pedir que a proposta de recriação da CPMF contemple também os municípios.

Questionado se, para conseguir isso, não era preciso manter um diálogo com Cunha, que tem criticado o novo imposto e está em situação delicada no Congresso por conta das seguidas acusações de corrupção, Berzoini afirmou: "Nós tratamos dessas questões de maneira republicana e transparente tanto com o presidente da Câmara quanto do Senado."

E emendou: "Vamos continuar o diálogo institucional e não tem nenhuma conexão com eventuais situações que cada um dos dirigentes políticos vive em relação a qualquer relação a qualquer outra situação. O importante para nós é que haja respeito e diálogo institucional."

Apesar dos embate com Cunha e troca de declarações pela imprensa, nos últimos dias, a presidente Dilma tenta manter as pontes com o Congresso. Vários emissários têm sido enviados para manter o entendimento com Cunha.

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, também tem participado deste processo de restabelecimento de pontes com a Câmara, assim como Berzoini. Diante da imprevisibilidade das ações de Cunha, o governo quer manter um canal aberto com ele para evitar que o peemedebista possa aceitar e dar prosseguimento a qualquer uma das inúmeras propostas de impeachment contra a presidente.

TAGS