Sibá almoçou no Rio com almirante da Eletronuclear alvo da Lava Jato
"Não se sabendo ainda precisar o motivo do referido encontro nem o assunto especÃfico que foi tratado na ocasião", afirma o documento da PF, subscrito pela delegada Erika Mialik Marena. "Cabe salientar que no encontro também esteve presente o assessor da presidência da Eletronuclear, Delman Sérgio Ferreira, este que já foi, durante o perÃodo de abril de 2002 a junho de 2009, assessor técnico da liderança do Partido dos Trabalhadores."
A Lava Jato afirma que Othon recebeu propinas de pelo menos R$ 4,5 milhões nas obras de Angra3 - o dinheiro teria sido repassado por empreiteiras do consórcio contratado na usina para uma empresa de fachada do almirante, a Aratec Engenharia.
Na semana passada, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou o juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, remeter à Corte máxima os autos da Operação Radioatividade, que revela corrupção no setor elétrico. A medida foi tomada porque um executivo da Andrade Gutierrez Energia, Flávio David Barra - preso com Othon na Radioatividade - citou em depoimento que o senador Edison Lobão (PMDB-MA) teria sido destinatário de propina.
Um dia antes do almoço de Sibá na praia do Flamengo, em 2 de julho, a PF grampeou duas ligações de Othon Luiz para uma interlocutora identificada como 'Socorro'. Na primeira, ambos confirmam o encontro.
"Doutor Othon, alguma restrição quanto a presença de Delman no almoço amanhã?", perguntou Socorro.
Othon respondeu. "Não. Não tenho nenhuma..nenhuma restrição não."
"Tá tranquilo pro senhor?", diz a interlocutora apontada como secretária de Sibá Machado.
"Por mim não tem. O que for bom pro deputado, tá bom pra mim", disse o almirante.
O segundo telefonema dura menos de dois minutos.
"Tudo bem? Então, pra avisar que o Sibá, que a gente vai chegar aà no Rio, no voo de onze e quarenta e dois", avisa Socorro. "E aÃ, segundo o Delman, o senhor já tinha previamente combinado num restaurante no Flamengo chamado Alcaparras, não é isso?"
"Alcaparras. Exatamente!", responde Othon Luiz.
"Isso! Delman já sabe onde que é", diz Socorro.
Em 5 de agosto, uma semana depois da prisão de Othon Luiz, o deputado divulgou no site Â?PT na CâmaraÂ? nota de solidariedade ao então presidente licenciado da Eletronuclear, destacando o papel do almirante no processo de desenvolvimento cientifico e tecnológico do PaÃs, especialmente no campo nuclear.
Â?Temos convicção de que o almirante provará sua inocência e continuará a contribuir para o desenvolvimento cientÃfico e tecnológico do Brasil, num momento em que as nações que se destacam no mundo são justamente as que dominam tecnologias de ponta, inclusive a nuclearÂ?, disse Sibá Machado na ocasião, na nota em nome da Bancada do PT na Câmara.
Em seu site, o deputado afirma que foi conselheiro administrativo no Consórcio Energia Sustentável do Brasil/AS (Hidrelétrica de Jirau), entre 2008 e 2010. Em 2004, ele recebeu a medalha de Ordem ao Mérito Aeronáutico, do Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica.
A assessoria de imprensa da liderança do PT informou que o deputado não vai fazer nenhum comentário sobre o relatório da PF.