PUBLICIDADE
Notícias

Em clima de campanha, Heitor se filia ao PSB

Segundo o agora socialista, "viemos para reconstruir um partido destroçado e viemos reconstruir uma cidade destroçada"

13:38 | 02/10/2015
NULL
NULL
O deputado estadual Heitor Férrer, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, filiou-se nesta sexta, 2, ao PSB em um ato que reuniu alguns representantes de alguns dos principais adversários do prefeito Roberto Cláudio (PDT). E a filiação acabou transformando-se em um primeiro grande ato de campanha.

"Fortaleza está destroçada", declarou o agora socialista. Segundo ele, "viemos para reconstruir um partido destroçado e viemos reconstruir uma cidade destroçada", afirmou, referindo-se à saída do grupo do ex-governador Cid Gomes (Pros) do partido, em 2013, o que acabou desidratando a legenda. Ao assinar a ficha de filiação, Heitor declarou que o fazia por "mais 30 anos", uma alusão ao período que passou filiado ao trabalhismo.

Capitão Wagner (PR), outro dos principais pré-candidatos ao Palácio do Bispo, afirmou que a oposição tem grandes possibilidades de eleger o próximo prefeito. E que Heitor é um nome forte. Segundo o republicano, Fortaleza hoje está tomada pelo lixo e Roberto Cláudio não tem contribuído para segurança.

SAÍDA DOLOROSA

Desde o início dos boatos sobre a possibilidade de Roberto Cláudio ingressar no PDT, Heitor vinha resistindo a possibilidade, afirmando que seria o desafiante trabalhista à sucessão de Roberto Cláudio. Para ele, ter que deixar o partido seria como um "estupro". Entretanto, conforme as conversas entre os Ferreira Gomes e a cúpula do partido avançavam, ele passou a admitir a possibilidade de deixar o partido.

O PSB foi o único que foi efetivamente procurado pelo deputado, assim que surgiram os primeiros rumores sobre a filiação dos Ferreira Gomes. “É sempre bom a gente ter um porto seguro”, dizia. Entretanto, apesar de ter sido bem-recebido pelo então presidente estadual, Roberto Pessoa, ele diz não lhe foi garantida a candidatura à Prefeitura de Fortaleza. “Naquele momento, ele disse que ele tinha um compromisso com o Wagner”, afirmou, referindo-se a Capitão Wagner.

A decisão levou a queda de Pessoa e sua substituição por Danilo Forte. A mudança ocorreu por meio do dirigente nacional da sigla, Carlos Siqueira. Segundo ele, medida busca dar prioridade à candidatura de Heitor Férrer a prefeito de Fortaleza.

“O Roberto é uma pessoa a quem tenho muito apreço, mas ele há de compreender que há uma nova situação. Quando ele (Pessoa) entrou no PSB, ele tinha sido convidado como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. Mas ele não viabilizou essa questão, porque ficou de apoiar o Capitão Wagner. Isso muda com a filiação do Heitor”, diz Carlos Siqueira.

PERFIL

Heitor Férrer é um dos principais nomes para a disputa pela sucessão de Roberto Cláudio. Em 2012, obteve mais de 20% dos votos válidos na disputa pelo Palácio do Bispo, quase chegando ao 2º turno. A expectativa é de que ele possa ir mais longe na disputa do ano que vem. O escândalo de corrupção revelado pela Lava Jato aumenta o potencial de um personagem que associou a sua imagem ao discurso de moralização da política.

Redação O POVO Online, com informações do repórter Carlos Mazza
TAGS