Deputados cobram transparência de secretário de Saúde na Assembleia
Entre outras questões, a oposição cobrou transparência de pedidos de empréstimo do governo para financiar construção de novos hospitais

O secretário de Saúde do Ceará, Henrique Javi, foi alvo de cobranças de deputados nesta terça-feira, 20, durante passagem sua na Assembleia Legislativa. Entre outras questões, a oposição cobrou transparência de pedidos de empréstimo do governo para financiar construção de novos hospitais no Estado.
Atualmente, tramita com urgência na AL pedido de empréstimo do governo em R$ 123 milhões ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O recurso seria utilizado para construir hospitais, mas deputados questionam que unidades já existentes estão hoje sem recursos do Estado.
[SAIBAMAIS 1]Custeio
Agenor Neto (PMDB), por exemplo, tem afirmado que o Hospital de Iguatu não possui hoje repasses suficientes para manter seu funcionamento adequado. Já Audic criticou a proposta, que não forneceria informações detalhadas sobre a execução das obras. “A verba será mal direcionada se for destinada apenas para construções”, destaca.
O deputado Dr. Santana (PT), por outro lado, defendeu a construção do Hospital Regional do Jaguaribe, uma das propostas do governo. “Quantas vidas poderiam ser salvas se esse equipamento já estivesse em funcionamento?”, disse. Como fonte de custeio, ele destacou a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (MPF).
Após cobranças, Henrique Javi afirmou que enviará à Assembleia informações detalhadas do empréstimo até esta quarta-feira. O governo reforçou que tem se reunido e dado respostas às demandas dos deputados.
com informações da repórter Jéssica Welma