PUBLICIDADE
Notícias

De 27 membros da CPI da Petrobras, 20 assinaram por sua prorrogação, diz Valente

12:20 | 20/10/2015
Um dos integrantes titulares da CPI da Petrobras, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-RJ) anunciou nesta terça-feira, 20, que o requerimento apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), pedindo a prorrogação dos trabalhos do colegiado até março, já conta com 20 assinaturas de apoio, bem mais do que a metade dos 27 membros do colegiado.

Segundo Valente, o pedido foi assinado por parlamentares de partidos como PSDB, PMDB, Rede, PDT, PSOL e PTB, entre eles o presidente do CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB). Nenhum deputado do PT, contudo, assinou o documento.

Para que o pedido de prorrogação da CPI seja votado pelo plenário da Câmara, Valente explicou que pelo menos 258 deputados, ou seja, a maioria dos 513 integrantes da Casa, devem assinar requerimento pedindo a urgência da votação.

"Agora vamos testar se (as assinaturas ao requerimento de prorrogação) é só jogo para a torcida ou se realmente querem a prorrogação da CPI", afirmou Valente em entrevista. De acordo com o deputado, o DEM, partido do autor do requerimento, já afirmou que apoiará a prorrogação do colegiado. "Vamos ver se o líder do PSDB, Carlos Sampaio, também vai assinar", disse.

Caso os trabalhos da CPI sejam prorrogados, Valente destacou que pretende fazer uma lista de políticos citados e dez sugestões de acareações que não foram feitas durante os últimos oito meses de trabalho do colegiado. Já se a prorrogação for recusada, o plano B será a apresentação, pelo PSOL, de relatório paralelo ao do relator, Luiz Sérgio (PT-RJ), pedindo o indiciamento de alguns políticos, entre eles, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No relatório final lido ontem, Luiz Sérgio pediu o indiciamento de 70 pessoas, mas não há entre elas nenhum político.U

TAGS