PUBLICIDADE
Notícias

CPI do BNDES ouve ex-ministro do Desenvolvimento

A convocação foi feita pelo deputado Carlos Melles (DEM-MG), que critica a "falta de transparência" das operações envolvendo o banco oficial de desenvolvimento

09:24 | 20/10/2015
A CPI que investiga denúncias de irregularidades no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social reúne-se nesta terça-feira, 20, às 14 horas, para ouvir Miguel Jorge, ex-ministro do Desenvolvimento. Ele virá ao colegiado prestar esclarecimentos sobre o período (março de 2007 a dezembro de 2010) em que esteve à frente da pasta, à qual o BNDES está vinculado.

A convocação foi feita a pedido do deputado Carlos Melles (DEM-MG), que critica a “falta de transparência” das operações envolvendo o banco oficial de desenvolvimento. Ele argumenta que, principalmente a partir do segundo governo Lula, o BNDES passou a receber crédito do Tesouro Nacional “a um custo bastante elevado para a população brasileira”.

[SAIBAMAIS 2]Melles também questiona os critérios adotados para escolha das empresas beneficiadas pelo BNDES e por sua subsidiária, a BNDESPar. “Há concentração no setor frigorífico; empréstimos concedidos a companhias com claras dificuldades financeiras e sem capacidade de pagamento; aprovação de financiamentos a taxas bem abaixo do mercado para países alinhados ideologicamente com o governo”, enumera o parlamentar.

A reunião será realizada no plenário 14 da Câmara dos Deputados.

Agência Câmara
TAGS