PUBLICIDADE
Notícias

Sérgio Novais e Eliane Novais anunciam desfiliação do PSB

Nesta quinta serão oficializadas as desfiliações de outras lideranças políticas e de segmentos sociais do partido. Uma carta-manifesto foi assinada por Sérgio

19:06 | 23/09/2015
NULL
NULL

Atualizado às 22h45

O ex-deputado federal e membro da executiva nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Sérgio Novais, anunciou nesta quarta-feira, 23, sua desfiliação do partido, assim como sua irmã e ex-deputada estadual Eliane Novais, além de outras lideranças políticas e de segmentos sociais do partido. Nesta quinta, às 11h, em coletiva à imprensa, serão oficializadas as desfiliações.

Os detalhes sobre os motivos da desfiliação serão divulgados durante a entrevista coletiva. O PSB foi até o momento o único partido ao qual Sérgio Novais foi filiado. São quase 30 anos de filiação.


Apesar de não entrar em detalhes, Sérgio criticou a atual presidência do PSB, citando o deputado federal Danilo Forte, que deve comandar a comissão estadual da sigla, e o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, em uma carta-manifesto. "[...] a condução desse processo de reestruturação tem sido extremamente desgastante, turbulenta e unilateral, a ponto de, nos últimos meses, sem explicações, termos perdido paulatinamente a capacidade de intervir na retomada da trajetória do PSB[...]", diz trecho do texto.

De acordo com o documento, o partido não respeitou a correlação de forças internas ao "excluir" Sérgio e Eliane do processo de reorganização do PSB no Ceará com a "filiação unilateral do deputado federal Danilo Forte". Além disso, afirma que a "incapacidade política" de Carlos Siqueira "asfixiou" os irmãos Novais dentro da sigla. A carta-manifesto também acusa o presidente nacional de conduzir a legenda de forma antidemocrática.

Danilo Forte disse, em entrevista ao O POVO Online, que recebeu com surpresa o anúncio da saída dos Novais. Segundo o deputado federal, Sérgio sempre foi cordial e havia demonstrado apoio ao novo momento do partido, em encontros oficiais da sigla.

Conforme o parlamentar, sua atuação no PSB está relacionada ao diálogo aberto. "Não quero ser o dono do partido, quero criar espaço de debate. Estou com o cargo de vice-presidente (do PSB Ceará) em aberto. O Sérgio só queria o cargo de tesoureiro do partido, mas eu queria colocar uma pessoa com experiência nesta área", comentou Forte.

De acordo com o presidente nacional do PSB, houve uma reunião em Brasília com Danilo e Sérgio, na qual foi tratada a questão do comando da Comissão Estadual. Siqueira ressalta que Novais concordou com "tudo" e o cargo de vice-presidente do PSB no Ceará lhe foi oferecido. "Ele só queria assumir a tesouraria. O cargo de vice-presidente é mais alto, mas Sérgio insistia na tesouraria. Se quer sair do partido, desejo boa sorte, mas tem que ter honestidade e dizer o real motivo. O que está em nota é uma inverdade, sempre deixamos ele participar", contou Carlos Siqueira à reportagem.

O POVO Online procurou Sérgio Novais para comentar a carta-manifesto, mas a assessoria de comunicação do parlamentar informou que o pronunciamento será feito apenas na coletiva desta quinta.

Carta-manifesto assinada por Sérgio Novais. Confira:

Manifesto aos cearenses

Desde a trágica morte de Eduardo Campos, é sabido que o PSB vem passando por um difícil processo de reestruturação nacional. A perda inesperada da sua mais expressiva liderança naturalmente obrigou o partido a reconstruir a condução do seu caminho na história política do País.

No entanto, a condução desse processo de reestruturação tem sido extremamente desgastante, turbulenta e unilateral, a ponto de, nos últimos meses, sem explicações, termos perdido paulatinamente a capacidade de intervir na retomada da trajetória do PSB de defesa de um projeto socialista capaz de promover os ideais de justiça e igualdade na sociedade brasileira.

O grupo político histórico a que pertencemos tem quase 30 anos de filiação ao PSB, período em que sempre procuramos contribuir para o fortalecimento dos ideais socialistas de luta do partido no Estado, seja como militantes, parlamentares e dirigentes, participando de todas as instâncias de decisão do PSB em nível nacional, estadual e municipal.

Durante esse período, enfrentamos adversidades e conflitos internos muito intensos. Divergimos de filiações que tiveram como critério o mero capital eleitoral e que levaram o PSB no Ceará a caminhos que, no nosso entendimento, mancharam os valores democráticos do partido. Mas não deixamos de acreditar e defender o PSB em nenhum momento. Nas eleições de 2014, atendendo à solicitação da direção nacional da legenda, sacrificamos a candidatura da então deputada estadual Eliane Novais à Câmara dos Deputados, para lançarmos seu nome ao Governo do Estado numa luta desproporcional contra poderosas forças políticas do Estado. Assim como a ex-deputada Eliane Novais, vários outros companheiros(as) e lideranças políticas do partido também se sacrificaram em torno do projeto nacional do PSB.

No entanto, ao contrário dos momentos de divergências internas anteriores, percebemos claramente que a atual presidência do PSB não tem tido capacidade de respeitar a correlação de forças dentro do partido, a ponto de, recentemente, ter nos excluído, de forma surpreendente, do processo de reorganização do PSB no Ceará com a filiação unilateral do deputado federal Danilo Forte. Temos, portanto, sido asfixiados dentro do PSB pela incapacidade política do presidente nacional, Carlos Siqueira, de manter o equilíbrio interno do partido e por sua forma antidemocrática de conduzir a legenda. Acreditamos que isso tem contribuído fundamentalmente para a saída de expressivas lideranças históricas nacionais do partido, como o deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ) e a deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP), que também poderá deixar a legenda.

Vivemos uma crise política ética grave no País, que tem exigido das legendas um papel cada vez mais democrático, participativo e firme na defesa de seus posicionamentos e valores históricos. Diante do exposto, vimos a público informar a desfiliação coletiva do grupo histórico do PSB Ceará. Agradecemos a todos os militantes, lideranças políticas e profissionais de imprensa que ao longo desses 30 anos de filiação sempre acompanharam nossas lutas e batalhas em defesa de um projeto político capaz de promover a igualdade, justiça social e desenvolvimento sustentável do Ceará e do Brasil.

Sérgio Novais

Representante do grupo político histórico socialista do Ceará

Fortaleza, 23 de setembro de 2015

TAGS