PUBLICIDADE
Notícias

Heitor deve se filiar ao PSB na sexta-feira

O ainda trabalhista diz que a entrada de Roberto Cláudio no PDT era o elemento que faltava. Ele é um dos principais nomes na disputa para prefeito

10:43 | 29/09/2015
NULL
NULL

ATUALIZADO ÀS 12h43

O deputado estadual Heitor Ferrer confirmou, enfim, sua saída do PDT. Na sexta-feira, 2, às 10 hs, ele afirma que assinará sua ficha de filiação ao PSB. "Quem me conhece, sabe que que será uma cerimênia singela", afirmou. O evento acontecerá no comitê de imprensa da Assembleia Legislativa e, de acordo com o próprio  futuro socialista, deve ter apenas o presidente do PSB, Danilo Forte, como autoridade presente. Heitor é o entrevista desta terça-feira, 29, do programa O POVO no Rádio, na rádio O POVO/CBN (ouça a entrevista nos links:Parte 1, Parte 2,Parte 3,Parte 4,Parte 5)

 

Inicialmente, o deputado informou que se filiaria na quinta, às 16hs. Entretanto, de acordo com a presidência do partido, a data não havia sido acordada com o PSB, o que levou a alteração para o dia seguinte.

 

Heitor sempre impôs como condição para sua saída do PDT - ao qual é filiado há quase 30 anos - a entrada do grupo político do ex-governador Cid Gomes (ainda no Pros), de quem foi adversário durante os oito anos de governo. Com a filiação do prefeito Roberto Cláudio na segunda, 28, para ele, essa entrada está consolidada. "Isso é um símbolo de que a entrada do Roberto Cládio configura a entrada do grupo do líder e de seus liderados", afirma, referindo-se ao ex-governador. Cid não se filiou ontem, devendo fazê-lo em um ato separado. Mas, para Heitor, isso é apenas uma estratégia para dar mais destaque ao ato.

[SAIBAMAIS 1]Desde o início dos boatos sobre a possibilidade de Roberto Cláudio ingressar no PDT, Heitor vinha resistindo a possibilidade, afirmando que seria o desafiante trabalhista à sucessão de Roberto Cláudio. Para ele, ter que deixar o partido seria como um "estupro". Entretanto, conforme as conversas entre os Ferreira Gomes e a cúpula do partido avançavam, ele passou a admitir a possibilidade de deixar o partido.

O PSB foi o único que foi efetivamente procurado pelo deputado, assim que surgiram os primeiros rumores sobre a filiação dos Ferreira Gomes. “É sempre bom a gente ter um porto seguro”, dizia. Entretanto, apesar de ter sido bem-recebido pelo então presidente estadual, Roberto Pessoa, ele diz não lhe foi garantida a candidatura à Prefeitura de Fortaleza. “Naquele momento, ele disse que ele tinha um compromisso com o Wagner”, afirmou, referindo-se ao deputado estadual e pré-candidato pelo PR – ex-partido de Pessoa – Capitão Wagner.

A decisão levou a queda de Pessoa e sua substituição por Danilo Forte. A mudança ocorreu por meio do dirigente nacional da sigla, Carlos Siqueira. Segundo ele, medida busca dar prioridade à candidatura de Heitor Férrer a prefeito de Fortaleza.

“O Roberto é uma pessoa a quem tenho muito apreço, mas ele há de compreender que há uma nova situação. Quando ele (Pessoa) entrou no PSB, ele tinha sido convidado como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. Mas ele não viabilizou essa questão, porque ficou de apoiar o Capitão Wagner. Isso muda com a filiação do Heitor”, diz Carlos Siqueira.

 

PERFIL

 

Heitor Férrer é um dos principais nomes para a disputa pela sucessão de Roberto Cláudio. Em 2012, obteve mais de 20% dos votos válidos na disputa pelo Palácio do Bispo, quase chegando ao 2º turno. A expectativa é de que ele possa ir mais longe na disputa do ano que vem. O escândalo de corrupção revelado pela Lava Jato aumenta o potencial de um personagem que associou a sua imagem ao discurso de moralização da política.

 

Ouça a entrevista do deputado Heitor Férrer na rádio O POVO CBN:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

 

 

 

Redação O POVO Online

TAGS