PUBLICIDADE
Notícias

Aécio utilizou aviões oficiais 124 vezes para ir ao Rio de Janeiro

Relatório, elaborado pelo governo de Minas Gerais, apontou que viagens eram feitas, principalmente, às quintas e aos domingos. A assessoria do senador informou que o uso de aeronaves para uso pessoal é normal

11:09 | 23/09/2015
NULL
NULL

Uma pesquisa realizada pelo governo de Minas Gerais (MG) e divulgada pelo jornal Folha de São Paulo revelou dados sobre o uso de aviões oficiais por parte do atual presidente nacional do PSDB e senador mineiro, Aécio Neves. De acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira, 23, nos sete anos e três meses em que governou o estado, entre 2003 e 2010, o parlamentar utilizou as aeronaves do governo 124 vezes para ir ao Rio de Janeiro.

Pelo menos uma vez ao mês, o ex-candidato à presidência da República ia a capital fluminense e a cidades próximas, como Búzios e Angra dos Reis. Além disso, durante os anos de 2008 e 2009, o relatório apontou que o parlamentar viajou seis vezes para Florianópolis, cidade onde morava sua então namorada e atual esposa, Letícia Weber.

O relatório destaca ainda que a maioria dos voos acontecia entre as quintas-feiras e domingos.

De acordo com o secretário da Casa Civil de Minas, Marco Antonio de Rezende Teixeira, as viagens do Senador não apontaram justificativas oficiais para que fossem realizadas. Além disso, os custos de cada deslocamento não foram listados por Aécio.

Explicação

Em resposta ao caso, a assessoria de comunicação do Senador afirmou à Folha que o uso de aeronaves oficiais pelos governadores para uso pessoal é considerado normal por questões de segurança. A assessoria também informou que em algumas datas apresentadas pelo relatório o tucano estava em compromissos oficiais do governo.

Em nota oficial, a assessoria do tucano informou que todos os deslocamentos em aeronaves oficiais atenderam as demandas exigidas por lei. "As viagens realizadas pelo governador ocorreram com registros oficiais e em conformidade com estabelecido pelas normas", afirma a nota.

Ainda segundo o documento, as constantes viagens de Aécio ao Rio eram realizadas para encontros com o então presidente Lula e o ex-governador Sergio Cabral (PMDB), além de homenagens na Academia Brasileira de Letras e visitas a familiares.

Quando questionado pela Folha sobre a ida à Florianópolis, a assessoria informou que o ex-governador foi ao local para um encontro oficial com representantes do governo e para discutir temas comuns aos dois estados.

 

Redação O POVO Online

TAGS