PUBLICIDADE
Notícias

A um ano das eleições, deputados reforçam polarização RC x Luizianne

O ex-adversário de RC em 2012, o deputado estadual Elmano de Freitas, repercutiu pesquisa Ibope encomendada pelo PMDB que mostra rejeição ao atual prefeito

12:29 | 22/09/2015
NULL
NULL
A rivalidade entre as gestões do atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), e da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) voltou a ser foco de debate na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), nesta terça-feira, 22. A um ano das eleições, o ex-adversário de RC em 2012, o deputado estadual Elmano de Freitas (PT), repercutiu pesquisa Ibope encomendada pelo PMDB que mostra rejeição da população ao atual prefeito.

O petista iniciou o discurso relembrando projeto votado na Assembleia Legislativa que parabenizava prefeitos do Ceará, com destaque para Roberto Cláudio, por desenvolverem boas gestões. "Quero crer que certo estávamos nós por não congratularmos com alguém considerado como um dos piores prefeitos de Fortaleza. Ele está entre os que podem ser considerados como piores", disse Elmano.

Ao discurso de Elmano, atrelou-se o do deputado estadual Danniel Oliveira, do PMDB, partido que ocupa a vice-prefeitura de Fortaleza, com Gaudêncio Lucena; na oposição desde que o grupo político do ex-governador Cid Gomes (Pros) não apoiou a candidatura do PMDB para o Governo do Estado em 2014.
[SAIBAMAIS 3]
“Além da desaprovação desse desgoverno, tem uma questão que acredito ser muito importante para que a gente possa ter uma ideia de fato dessa população. 70% das pessoas botou saúde como o pior problema. Roberto Cláudio foi eleito como o médico sanitarista que viria pra resolver o problema da saúde de Fortaleza, e é exatamente o contrário o que a população tem dito”, disse Oliveira.

Elmano criticou que Roberto Cláudio não cumpriu promessas. “Ele não faz o que devia fazer. Disse que a Prefeitura tinha dinheiro e bastava trabalhar, e ele não faz isso”, afirmou.

Situação
Apesar de o Pros ter uma das maiores bancadas da ALCE, a defesa da gestão de Roberto Cláudio foi feita apenas pelo correligionário deputado estadual Dr. José Sarto. “Essa gestão fez três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) enquanto a gestão passada não fez nenhuma”, rebateu Sarto.

“O custeio da UPA, em 2010, era de 1 milhão, agora está em 1,5 milhão. A Prefeitura de Fortaleza herdou uma dívida de 550 milhões de reais. Até o Fundo Municipal de Saúde, recurso que era para média e alta complexidade do mês de janeiro de 2013, foi antecipado para 30 de dezembro para pagamento de pessoal. (O caso) Está sendo auditado e acompanhado pelo TCM”, disse Sarto, resgatando polêmica entre os adversários.

Elmano rebateu a acusação. “Não tem dívida. O prefeito Roberto Cláudio fez o reconhecimento de R$ 123 milhões, não foi de 500 milhões. O que vale é o ato oficial de reconhecimento de dívida. Não houve desvio, teve pagamento da Saúde, o recurso foi antecipado para fazer pagamentos da própria saúde”, disse Elmano. Sobre as obras das UPAs, Elmano disse que a atual gestão “esquece que Luizianne cedeu o terreno para UPA”.

Pesquisa
Os dados da pesquisa Ibope sobre intenção de voto em Fortaleza, encomendada pelo PMDB e divulgada no site do próprio instituto na segunda-feira, 21, mostraram que Roberto Cláudio ocupa a 5ª colocação, atrás de nomes como Heitor Férrer (deputado estadual do PDT), Capitão Wagner (deputado estadual pelo PR), Vítor Valim (deputado federal do PMDB) e Moroni Torgan (deputado federal do DEM). O levantamento mostrou ainda um índice de rejeição de 47% ao atual prefeito e desaprovação de 64% dos fortalezenses.

“Lembro-me das épocas em que Juraci (Magalhães) e Luizianne estavam pleiteando reeleição. Luizianne no meio da gestão não tinha boa aprovação”, afirmou Sarto. Em relação à pesquisa, Sarto também frisou que foi encomendada por partido de oposição ao atual prefeito. “É interessante que diversos nomes do PMDB aparecem nesse cenário. Não reflete a realidade do momento. A realidade será vista no ano que vem”, destacou.

“Teremos muito tempo para comparar os quatro anos de Roberto Cláudio contra o oito da gestão passada”, pontuou Sarto. Na pesquisa Ibope, Luizianne aparece na 9ª colocação, abaixo de Roberto Cláudio.
TAGS