PUBLICIDADE
Notícias

Henrique Javi é efetivado na Secretaria de Saúde do Ceará

Ele comandava a pasta desde maio deste ano, quando o médico Carlile Lavor pediu exoneração do cargo

17:45 | 05/08/2015
NULL
NULL

Atualizada às 18h20min

O físico Henrique Jorge Javi de Sousa foi confirmado nesta quarta-feira, 5, como novo titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Ele comandava a pasta interinamente desde maio deste ano, quando o médico Carlile Lavor pediu exoneração do cargo.

A efetivação de Javi foi confirmada em nota do Governo do Estado. A gestão anunciou ainda o médico Marcos Antônio Gadelha Maia como secretário adjunto da Sesa. Já a secretaria Executiva da pasta ficará com a médica Lilian Alves Amorim Beltrão.

ISGH

Físico por formação, Javi possui especialização em Gestão Pública. Ele se aproximou da área da Saúde em 2003, quando ingressou nos quadros do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), organização que presidiu entre 2013 e 2014.

[SAIBAMAIS 2]A ligação de Javi com o ISGH é motivo de polêmicas entre deputados cearenses. O instituto, que detém hoje R$ 446,4 milhões em contratos para gestão de hospitais do Estado, é questionado por parlamentares tanto por modelo quanto por falta de transparência.

Nomeada secretária executiva de Javi, Lilian Beltrão é sócio-fundadora do ISGH. Como secretária-adjunta de Saúde do Ceará durante a gestão Ciro Gomes (Pros) na pasta, assinou várias dispensas de licitação em contratos da Sesa com o instituto.

Além do ex-secretário-adjunto Henrique Javi, Odorico Monteiro (PT) e José Sarto (Pros) eram apontados como alternativas para comandar a área. Havia ainda especulação em torno do médico Carlos Roberto Martins, o Cabeto. Ele chegou a ser convidado a assumir o cargo, mas recusou a oferta.

Redação O POVO Online
TAGS