PUBLICIDADE
Notícias

CPI aprova pedido de contratos, atas e financiamentos do BNDES de 2003 a 2015

18:00 | 18/08/2015
A primeira reunião deliberativa da CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realizada nesta terça-feira, 18, aprovou 15 requerimentos de deputados, entre eles os que pedem cópias de contratos, estudos e outros documentos relacionados às operações de financiamento e participação societária que têm como contraparte o banco, direta ou indiretamente, entre 2003 a 2015.

Outros requerimentos aprovados que causaram debate mais acalorado entre os membros da CPI foram os que solicitam ainda atas e documentos similares, das reuniões do comitê de enquadramento e crédito e mercado de capitais do BNDES no mesmo período e ainda os sobre financiamentos externos.

Após a aprovação de 11 requerimentos dos 12 primeiros requerimentos da sessão, a proposta, de autoria do deputado Carlos Melles (DEM-MG), que pedia cópias de todos os contratos e outros documentos do BNDES desde 2003 criou polêmica entre os parlamentares que questionaram a possível violação de sigilo de empresas envolvidas nas operações.

"Ao trazer documentos para cá, ainda que fiquem em uma sala-cofre, ainda que tenham carimbo sigiloso, qualquer um tem máquina fotográfica, por isso é preciso cautela. O requerimento sugere ampla devassa. Acho que a comissão precisa ter responsabilidade sobre o que está aprovando, apesar de não termos nada contra investigar o banco", disse o governista Carlos Zarattini (PT-SP). "Ninguém quer prejudicar o banco, queremos transparência, elucidação. Muitas empresas que receberam financiamento do BNDES estão envolvidas na Operação Lava Jato", rebateu Betinho Gomes (PSDB-CE).

TAGS