PUBLICIDADE
Notícias

Tsipras: vitória do "não" mostra que "a democracia não será chantageada"

19:00 | 05/07/2015
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disse que a vitória do "não" no plebiscito deste domingo sobre novas medidas de austeridade exigidas pelos credores do país é "uma mostra de que a democracia não será chantageada". Em discurso transmitido pela televisão grega, ele agradeceu aos eleitores gregos por fazerem "uma escolha muito corajosa".

Tsipras também disse que "o povo grego respondeu à verdadeira questão que estava colocada: que tipo de Europa queremos? A resposta é: uma Europa de solidariedade" e que "hoje nós celebramos a vitória da democracia. Amanhã, continuaremos nosso esforço nacional para chegar a um acordo com os credores". O primeiro-ministro acrescentou que pediu ao presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, que convoque uma reunião de emergência com os líderes de todos os partidos políticos para esta segunda-feira.

Tsipras também disse que "a questão da nossa dívida agora estará na mesa de negociação, à luz do recente relatório do FMI sobre sua sustentabilidade". Na última quinta-feira, o FMI havia divulgado relatório no qual afirma que a dívida da Grécia precisará de uma reestruturação - posição que o governo grego vinha defendendo, em oposição à dos demais governos dos países da zona do euro. Ele afirmou também que "nossa prioridade imediata é restaurar o funcionamento de nosso sistema bancário e a estabilidade econômica".

Sobre o risco de que a rejeição das medidas de austeridade exigidas pelos credores leve a Grécia a sair da união monetária europeia, o primeiro-ministro disse: "Estou ciente de que o mandato que me foi dado não é para uma ruptura com a Europa, mas um mandato que reforça nossa força de negociação para que se chegue a um acordo sustentável. Todos nós sabemos que não há soluções fáceis, mas há soluções justas. Há soluções sustentáveis. A partir de amanhã, a Grécia vai se sentar à mesa de negociações". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS