PUBLICIDADE
Notícias

Negociações sobre revisões no pacto federativo estão caminhando bem, diz Lacerda

19:45 | 16/07/2015
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), disse que as negociações com a Câmara dos Deputados e Senado Federal para revisões no pacto federativo estão "caminhando bem". Segundo ele, há comissões especiais nas duas Casas para que o assunto esteja sempre em pauta e avance.

"Temos um Congresso bem ativo nesse sentido. No último dia 16 tivemos reunião de três horas com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com 16 prefeitos de capitais", disse, em entrevista coletiva no final da tarde desta quinta-feira, 16.

Conforme Lacerda, a principal preocupação dos prefeitos é de que o governo federal não crie novas obrigações sem a devida contrapartida financeira, como a criação de fundos para cobrir o orçamento previsto nas medidas.

Ida ao Vaticano

Na coletiva desta quinta-feira, Lacerda explicou a ida dele e de outros prefeitos de capitais brasileiras ao Vaticano na semana que vem.

Lacerda participará ao lado de outros prefeitos do workshop "Escravidão Moderna e Mudança Climática: O Comprometimento das Cidades" na terça-feira, 21, e do simpósio "Prosperidade, Pessoas e Planeta: Alcançando o Desenvolvimento Sustentável em Nossas Cidades", na quarta-feira, 22.

Farão companhia a Lacerda os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad; de Porto Alegre, José Fortunati; do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; de Salvador, ACM Neto; de Curitiba, Gustavo Fruet; e de Goiânia, Paulo Garcia.

Para os dois compromissos, Lacerda disse que estarão presentes cerca de 60 prefeitos de 30 países. "Vou como presidente da Frente, mas poderei falar sobre os feitos em Belo Horizonte. É a primeira vez que uma grande instituição de presença global faz reunião com prefeitos para discutir desenvolvimento sustentável. É muito gratificante, porque é nas cidades que as políticas públicas nascem", disse.

Na segunda-feira, 20, o prefeito da capital mineira tem reunião à tarde com a vice-presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Marina Sereni.

Lacerda também disse que não há previsão de uma audiência em separado com o papa Francisco, mas que quer convidá-lo para o 4º Encontro Nacional de Prefeitos, que será realizado em abril de 2017, em Brasília (DF).

O prefeito de Belo Horizonte levará a sua esposa. De lembranças, entregará ao papa uma réplica em miniatura da Igreja de São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), produzida em madeira e envolta por vidros, do artesão belo-horizontino Elvis Pereira Gomes, e um estandarte de Nossa Senhora do Rosário dos Homens e das Mulheres Negras, com imagens de Santo Inácio de Loyola e de São Francisco de Assis, feito pelo artesão Willi de Carvalho e pela artista plástica, Clélia Lemos.

TAGS