PUBLICIDADE
Notícias

Levy diz que empréstimo do Acquario dependerá "da realidade fiscal do País"

O empréstimo do Eximbank aguarda parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, subordinada à pasta de Levy

18:32 | 31/07/2015

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que a pasta trabalha para acelerar a aprovação do empréstimo do Eximbank para financiar o Acquario Ceará. Mas que isso se dará "dentro da realidade fiscal do País inteiro". De acordo com o ministro, "a gente sabe que quando a gente usa empréstimos, a situação fiscal do país fica um pouco mais frágil".

Levy veio a Fortaleza participar de evento em comemoração aos 63 do Banco do Nordeste (BNB). Pela manhã, ele visioutu o complexo do Pecém com os secretários da Fazenda, Mauro Filho (Pros), de Infraestrutura, André Facó, e o chefe de gabinete do governador, Élcio Batista, além do líder do governo federal na Câmara, José Guimarães (PT). Ele anda janta com o governador Camilo Santana (PT) esta noite.

O empréstimo ao governo cearense se encontra, no momento, aguardando aprovação do Senado federal. Entretanto, ele também precisa de um parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, subordinada à pasta de Levy. De acordo com declarações dada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa em março, Evandro Leitão (PDT), se não fora aprovado até o dia 25 de novembro, o empréstimo será perdido.

 

Até o momento, 69% das obras de infraestrutura civil do Acquario estão concluídas. Na parte de tecnologia aquática, 34% do material foi importado dos Estados Unidos, por meio de contrato com a empresa americana ICM-Reynolds. Desde que começou o empreendimento, todos os custos têm sido arcados pela contrapartida do tesouro estadual, estimada em US$ 45 milhões

 

Redação O POVO Online
TAGS