PUBLICIDADE
Notícias

Apesar das queixas dos prefeitos, repasses de FPM e FPE crescem quase 40%

O crescimentos na arrecadação do IPI e a mudança da data de restituição do Imposto de Renda foram os responsáveis pela elevação dos repasses

18:49 | 29/07/2015
Apesar da "greve" que prefeitos cearenses realizam contra queda dos repasses federais, os valores teriam aumentado. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, valores dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM), que devem ser repassados a governos estaduais e municipais nesta quinta, 30, devem ser quase 40% maiores que os do mesmo período do ano passado.

[SAIBAMAIS 1]De acordo com a secretaria, o crescimentos na arrecadação do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e a mudança da data de restituição do Imposto de Renda foram os responsáveis pela elevação dos repasses. Os dois tributos são as fontes para o FPE e o FPM. No total, o primeiro distribuirá mais de R$1,5 bilhões e o segundo, mais de R$1,6 bilhões.

Os repasses federais são uma das principais queixas dos prefeitos cearenses. Eles, inclusive, preparam, para esta sexta-feira, 31, uma paralisação de um dia. O presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Evanildo Simão, afirma que se trata de um "grito de socorro". Os chefes de Executivo afirmam estar em crise pela queda de programas federais injetados nas cidades e redução dos recursos, entre eles, o FPM.

Redação O POVO Online
TAGS