PUBLICIDADE
Notícias

Dr. Cabeto aceita secretaria-adjunta de Saúde

O convite oficial coube ao próprio governador, Camilo Santana (PT), que o fez na quarta-feira, 24. Henrique Javi deve ser efetivado no posto

11:01 | 25/06/2015
O médico Carlos Roberto Martins, mais conhecido como Cabeto, teria aceitado o posto de secretário-adjunto de Saúde. A informação foi confirmada por fontes próximas ao cardiologista.

[SAIBAMAIS 2]De acordo com o que foi apurado pelo O POVO, o convite oficial coube ao próprio governador, Camilo Santana (PT), que o fez na quarta-feira, 24. Entretanto, o nome de Cabeto já vinha sendo sondado há pelo menos um mês para substituir Henrique Javi, secretário interino que assumiu com a renúncia de Carlile Lavor e que agora deve ser efetivado na titularidade da pasta. O anúncio deve ser feito na tarde desta quinta-feira, 25. Ao O POVO, ele havia negado a possibilidade de assumir a pasta. "Nem perca o seu tempo com isso", disse em 4 de junho.

Cabeto é oriundo de uma família com tradições política, sendo neto do ex-deputado federal José Martins Rodrigues, que chegou ao posto de ministro da Justiça e Negócios Interiores durante os 14 dias de governo de Rannieri Mazzilli (à época, no PSD), presidente da Câmara dos Deputados que assumiu constitucionalmente durante o impasse gerado pela renúncia de Jânio Quadros (então no PDC) e a posse do vice João Goulart (PTB). Porém, apesar de seu avô ter sido um dos fundadores do MDB, Cabeto não possui filiação partidária.

Não é o primeiro convite de o médico recebe para assumir posto no governo. Ele era o preferido de Camilo para assumir a Sesa, entretanto, durante a formação do secretariado, declinou da proposta. Existe a possibilidade de que sua ida para a secretaria abra um canal de diálogo maior com o Sindicato dos Médicos, que tem sido um dos principais focos de oposição ao governo. Em especial, depois do agravamento da crise no setor, com a renúncia de Javi e imagens de pacientes sendo atendidos no chão do Instituto José Frota virando manchete nacional. Cabeto é próximo da presidente da entidade, Mayra Pinheiro.

Redação O POVO Online, com informações de Jocélio Leal
TAGS