PUBLICIDADE
Notícias

Delator da Lava Jato cita doação a Mercadante, diz jornal

A assessoria de Mercadante afirma que as doações foram legais. Pessoa mencionou o caso nas negociações de acordo de delação premiada

15:24 | 26/06/2015
O presidente da UTC, Ricardo Pessoa, que é apontado como o "gerente" do grupo de empreiteiras que se uniram para fraudar contratos com a Petrobras, afirmou a procuradores da Operação Lava Jato que fez doação à campanha de Aloizio Mercadante (PT) em 2010. Naquele ano, o agora ministro-chefe da Casa Civil foi derrotado na disputa a governador paulista. A informação foi divulgada pelo portal da Folha de S. Paulo. De acordo com a prestação de contas apresentada pelo PT à Justiça Eleitoral, a UTC doou R$ 250 mil a Mercadante durante a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

O empreiteiro mencionou a contribuição durante as negociações do acordo de delação premiada, que foi homologado nesta queinta, 25, pelo relator dos processos da operação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki.

A assessoria do ministro confirmou que houve um encontro entre Mercadante e Pessoa. Ele teria ocorrido em sua casa e teve a participação do presidente estadual do PT, Emidio de Souza, à época, coordenador de campanha. O empreiteiro teria demonstrado o interesse de se encontrar com o petista em virtude da disputa eleitoral. A assessoria informou não saber porque Mercadante foi citado nas negociações da delação.

Também foi garantido que todas as doações feitas em 2010 seguiram a legislação eleitoral e foram informadas ao Tribunal Superior Eleitoral. Em outros depoimentos, executivos das empreiteiras investigadas informaram que doações eleitorais feitas ao PT era parte da propina cobrada para manter contratos com a Petrobras. Os procuradores ainda não determinaram se a doação ao hoje ministro enquadra-se nesse caso.

Redação O POVO Online
TAGS