Ceará será primeiro estado em campanha de doações para o PT
A ideia do partido é ampliar participação da militância no financiamento do partido, cortando doações empresariais

O Ceará será o primeiro estado brasileiro a receber mobilizações da campanha “Seja Companheiro”, que busca reunir doações para financiamento do partido. Lançada na última sexta-feira, 12, a ação conta com apoio do ex-presidente Lula (PT) e quer ampliar participação da militância na manutenção do partido.
Segundo o presidente da legenda no Ceará, De Assis Diniz, a ação deverá chegar a Fortaleza já na primeira quinzena de agosto. “Vão ter cinco lançamentos, e nós vamos ser o primeiro estado. A campanha é para todo conjunto da militância, dirigentes. Queremos construir a autonomia financeira do partido, ir contra a lógica do financiamento empresarial”, diz.
[SAIBAMAIS2]Para a campanha, o PT nacional lançou uma plataforma online de doações. Quantias, no entanto, só podem ser transferidas através de pessoas físicas. Segundo De Assis, a campanha é importante também para aproximar filiados com a legenda.
Em meio a protestos contra Dilma Rousseff (PT) nos primeiros meses deste ano, o PT lançou, por meio de seu programa na TV, compromisso de não aceitar mais doações de empresas para financiar o partido. Recentemente, no entanto, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, voltou atrás e disse que a legenda continuará com doações “por enquanto”.